terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Acordo de cessação de hostilidades entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza

     

    Os primeiros veículos com provisões entraram na região; está prevista a libertação de 13 cidadãos israelenses e 39 detidos palestinos

    Israel e o Hamas começaram nesta sexta-feira (24.nov.2023), às 7h no horário local (2h em Brasília), a implementação de um pacto para interromper os ataques na Faixa de Gaza. A trégua terá duração mínima de 4 dias e envolve a libertação de reféns israelenses como contrapartida.

    Mediado pelo Qatar, EUA e Egito, o acordo prevê a liberação de 13 cidadãos israelenses pelo Hamas nesta sexta-feira (24.nov). Israel também deve soltar 39 detidos palestinos.

    Conforme a Al Jazeeza (canal estatal do Qatar), 3 veículos com provisões entraram na Faixa de Gaza na 1ª hora da trégua, sendo que 2 deles transportam combustível e o 3º, gás. Durante os 4 dias de cessar-fogo, ficou acordado o envio de 300 veículos de ajuda humanitária para Gaza e 4 de combustível por dia.

    Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a movimentação de mais veículos em Rafah, cidade egípcia na fronteira com Gaza.

    🚨🇮🇱🇵🇸‼️ #BREAKING: CEASEFIRE STARTED – HUMANITARIAN AID STARTS TO ENTER GAZA via RAFAH CROSSING pic.twitter.com/oR53Tw51NT

    — Half Baked Humans (@halfbakedhumans) November 24, 2023

    Também foram compartilhadas imagens de famílias retornando a suas casas depois de 7 semanas de guerra.

    With the first minutes of the ceasefire, #Palestinian families began returning to their homes that they evacuated, #Gaza. Photo by: Mustafa Hassouna. pic.twitter.com/v2FhWzivFb

    — Quds News Network (@QudsNen) November 24, 2023

    The temporary CEASEFIRE in Gaza took effect this morning.

    Dozens of families are trying to return to their homes and neighborhoods.

    The four days will ensure a safe release of hostages for both sides and give the innocent civilians a break from disproportionate military… pic.twitter.com/XlP3V9SOOv

    — Andres (@andresmeha) November 24, 2023

    ACORDO

    Na primeira etapa do acordo, o Hamas deve libertar cerca de 50 mulheres e crianças israelenses com menos de 19 anos detidas em Gaza, enquanto Israel deverá soltar aproximadamente 150 prisioneiros palestinos –a maioria mulheres e menores.

    Em comunicado publicado pelo Hamas na quarta-feira (22.nov) no Telegram, o grupo detalha outros termos do acordo. São eles:

    • proibição do tráfego aéreo no sul de Gaza por 4 dias;
    • proibição do tráfego aéreo no norte de Gaza por 6 horas em cada dia de trégua;
    • livre circulação de pessoas, especialmente na rua Salah Al-Din, para facilitar o deslocamento do norte para o sul de Gaza.

    O acordo também estabelece que Israel permitirá a entrada em Gaza, pela fronteira com o Egito, de aproximadamente 300 veículos de ajuda humanitária e 4 de combustível por dia.

    Na segunda etapa do acordo, o Hamas poderá libertar mais reféns em troca de Israel estender o cessar-fogo.

    Estima-se que cerca de 240 pessoas sejam mantidas reféns desde o início da guerra, em 7 de outubro, sendo a maioria israelense.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    20.5 ° C
    20.5 °
    16.5 °
    49 %
    3.1kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    27 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.15.182.88
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!