terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Aliança do Maior Tribunal consolida duas colaborações para combate às informações falsas

     

    Estratégia reforçada

    O líder do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, formalizou nesta quarta-feira (6/12) um pacto de parceria com a Fundação Biblioteca Nacional e um acordo de intenções com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para medidas de resistência à desinformação. Por meio das assinaturas, ambos os órgãos passam a ser aliados do STF no Programa de Combate à Desinformação da corte.

    A aliança com a Capes inclui o suporte financeiro e a promoção de iniciativas de pesquisa sobre o assunto. De acordo com o ministro Barroso, o propósito é formar profissionais especializados no estudo da desinformação e na melhor maneira de regulamentar as plataformas digitais sem prejudicar a liberdade de expressão.

    “A revolução digital democratizou o acesso ao conhecimento, à informação, ao espaço público, e isso foi um grande avanço. Porém, esse avanço veio com alguns subprodutos, que são a desinformação, os discursos de ódio, as teorias conspiratórias. Todas as instituições que têm responsabilidade no país têm procurado empreender campanhas e esforços contra a desinformação”, afirmou Barroso.

    A presidente da Capes, Mercedes Maria da Cunha Bustamante, declarou que a desinformação impacta de maneira significativa a ciência e a educação no país, sem mencionar os danos resultantes do negacionismo científico, especialmente observados ao longo da crise da Covid-19.

    “A Capes pode empregar todo seu acervo de conhecimento e seu grupo de pesquisadores e cientistas em prol da condução de políticas baseadas em evidências e, ao mesmo tempo, oferecer suporte para que a desinformação também seja um tema de análise relevante para o país”, disse ela.

    Já a colaboração com a Biblioteca Nacional possibilitará a disseminação de conteúdos relacionados à comunicação, aos direitos fundamentais e à segurança jurídica, democrática e humana.

    Conforme o presidente da instituição, Marco Lucchesi, a biblioteca possui recursos para combater as notícias falsas. “Esse enfrentamento é feito porque produz informação e metainformação, recolhe, distribui, apresenta, resume, difunde, guarda e devolve à população”, explicou ele. Para Lucchesi, a parceria do STF com centros de ciência, tecnologia e cultura fortalece a República e a democracia.

    Com informações da assessoria de imprensa do STF.

     

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.148.105.237
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!