sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Associação dos Produtores Rurais elogia anulação de vetos do marco temporal: ‘garante segurança no aspecto legal’

    Segundo o vice-líder da entidade, Tirso Meirelles, a resolução proporciona segurança no aspecto legal ao setor produtivo.

    “A regulamentação do marco temporal assegura estabilidade não apenas para o agronegócio, mas para toda a comunidade brasileira, além de promover o bem-estar dos povos indígenas que podem explorar as áreas determinadas por lei”, afirmou Meirelles.

    A tese estabelece que os povos indígenas só terão direito às terras que ocupavam na promulgação da Constituição, em outubro de 1988.

    • Com a decisão, são reinstaurados o marco temporal a partir de outubro de 1988;
    • a proibição de remoção e restrição de uso do produtor rural em sua área antes de serem pagas as melhorias de boa-fé durante o processo de demarcação;
    • a compensação financeira pela terra ao produtor rural, caso seja comprovada a legítima propriedade ou ocupação de áreas tradicionalmente habitadas;
    • e a proibição da expansão das terras indígenas já demarcadas.

    “Os vetos presidenciais acabavam incentivando conflitos no campo e também enfraqueciam a população rural. Esta é uma conquista não apenas para o agronegócio, mas também para o Congresso Nacional, que soluciona uma questão que prejudicava agricultores e pecuaristas, além de ameaçar o direito de propriedade”, declarou Meirelles.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    18.217.76.105
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!