quarta-feira, 3 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Banco Central deseja regular criptomoedas ainda neste ano


    O Banco Central (BC) está empenhado em regulamentar o mercado de criptomoedas no Brasil. Para isso, pretende dividir o processo em três fases. A previsão é que tudo esteja finalizado ainda neste ano.

    Nova consulta pública sobre o tema

    • Conforme o BC, a primeira etapa consistirá no desenvolvimento de uma segunda consulta pública sobre as normas gerais de atuação dos agentes do setor, o que está previsto para acontecer no segundo semestre deste ano.
    • A primeira consulta recebeu 240 contribuições enviadas por empresas locais e internacionais e foi concluída em janeiro deste ano.
    • Nesse momento, houve uma grande demanda pela criação de regras de segregação patrimonial, um mecanismo que exige a separação do capital dos investidores do caixa da plataforma de negociação.
    • O próximo passo será a formulação de um plano interno sobre a regulamentação das stablecoins, que são as criptomoedas lastreadas em outro ativo, como dólar e ouro, nos contextos de pagamentos e câmbio.
    • No ano anterior, elas foram alvo da Receita Federal devido a transferências ilegais de dólares com cripto.
    Criptomoedas (Imagem: Chinnapong/Shutterstock)

    Negociações com criptomoedas se tornarão mais seguras

    Por último, a terceira e última fase terá como foco o desenvolvimento e melhoria de um arcabouço complementar para as empresas do setor, denominadas pelo BC como VASPs (sigla em inglês para provedores de serviços de ativos virtuais).

    De acordo com o Banco Central, a regulamentação busca fornecer requisitos mínimos para que os prestadores de serviços de ativos virtuais desempenhem suas atividades, dedicando-se também a oferecer práticas apropriadas ao lidar com seus clientes.

    A intenção é avançar na elaboração dos atos normativos que abordarão aspectos de negócio e autorização dessas empresas, além de ampliar os detalhes sobre as “práticas inadequadas que envolvem esses ativos e possam prejudicar os consumidores e os agentes”.

    O marco legal das criptomoedas (Lei nº 14.478/2022), legislação do setor que vigorou a partir de junho do ano passado, designou o BC como o regulador do setor, em colaboração com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).



    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.15.195.19
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!