sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Câmara ratifica aprovação de feriado nacional do Dia de Zumbi e da Consciência Negra

     

    Com 286 votos contra 121, o Projeto de Lei nº 3.286/21, proposto pela base do presidente Lula (PT), que institui o Dia da Consciência Negra como feriado nacional em 20 de novembro, foi aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (29). O projeto também sugere que a data passe a ser conhecida como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

    Atualmente, o dia 20 de novembro já é feriado em seis estados brasileiros e em cerca de 1,2 mil municípios.

    A proposta se originou de um projeto apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido) em 2017.

    A deputada Reginete Bispo (PT-RS), relatora do projeto, enfatizou o significado simbólico da iniciativa.

    “Talvez possa parecer uma medida de menor importância, apenas simbólica. Mas não é. Porque os símbolos têm importância. Tratam-se de datas alusivas ao que o país considera mais relevante em sua história”, afirmou Reginete.

    Por outro lado, o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) declarou que “não será impondo mais um feriado que nós, negros, seremos menos ou mais respeitados neste país”.

    Além disso, o deputado ressaltou que novembro já conta com muitos feriados e que a decisão de acrescentar mais um deveria ser delegada às câmaras municipais.

    Caso sancionado, o projeto resultará no terceiro feriado no mês de novembro e, dependendo do ano, poderá criar um superferiado de até seis dias junto com a Proclamação da República, em 15 de novembro.

    Recentemente, o presidente Lula (PT) atribuiu o fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 ao grande número de feriados, comemorando o fato de que em 2024 o Brasil terá poucos feriados e, consequentemente, mais dias úteis para trabalho.

    “No próximo ano, os feriados cairão aos sábados, o que significa um crescimento um pouco maior do PIB, visto que as pessoas permanecerão um pouco mais ativas no mercado de trabalho”, declarou o líder petista durante uma reunião com ministros da área social do governo, em Brasília, no início deste mês.

    Contrariando a fala de Lula, o Ministério do Trabalho alterou, por meio de portaria, as diretrizes para o funcionamento do comércio em feriados. A nova portaria determina que o trabalho durante os feriados no setor comercial somente será permitido com a devida autorização em convenção coletiva da categoria.

    Na prática, o Ministério revogou a portaria 671/2021, emitida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que autorizava a abertura do comércio sem a necessidade de aprovação em convenção coletiva.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    3.148.106.34
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!