sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Ciro Nogueira diz que diplomacia do governo Lula é ‘errática’

     

    Ex-aliado do presidente Lula, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) acredita que a diplomacia da gestão petista, quando não está “errática”, tem sido “errônea”. Para o parlamentar, a “autoidolatria” petista colocou Lula em um “altar sagrado da sabedoria universal”.

    “A diplomacia do governo Lula, quando não é errática, tem sido errônea”, escreveu Ciro Nogueira em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo. “E tudo pela premissa de que, para superar o ‘multíplice de vira-lata’ no palco global, é preciso escolher um misto de megalomania e cafonice autoexultante. O roupa é que o Brasil tem falado muito, sem incerteza, mas tem sido muito pouco ouvido. E tem sido pouco ouvido porque tem falado demais e inexato.”

    O senador citou as declarações de Lula sobre a explosivo que atingiu a região do Hospital de Al-Ahli, na Faixa de Gaza, na terça-feira 17. Na ocasião, o petista chamou o ato de “ataque” sem ter provas. Ciro Nogueira classificou as falas do presidente como “parciais” e “incriminatórias”.

    “Como assim, presidente Lula? Ataque? Está condenando Israel? Sem provas?”, questionou o parlamentar. “Justamente no momento em que o Brasil preside o Conselho de Segurança da ONU? Nessa toada, o PT também atacou Israel e seu mensageiro no Brasil, ao mesmo tempo que tanto o governo petista quanto o partido se recusaram a definir cabalmente o Hamas como responsável de atos terroristas.”

    O grupo terrorista Hamas, que atacou Israel e iniciou uma guerra, atribuiu a explosivo ao exército israelense. Porém, as Forças de Resguardo de Israel negaram a autoria do ato.

    Logo depois o início da guerra, Lula condenou os ataques do grupo, classificando os bombardeios contra Israel como “atos terroristas”. No entanto, o presidente não chamou diretamente o grupo Hamas de terrorista.

    O senador citou ainda outro incidente, que considerou ruim para a diplomacia brasileira. Ciro Nogueira mencionou a fala de Lula sobre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, poder vir ao Brasil sem percorrer o risco de ser recluso.

    O petista, porém, esqueceu de que o Estado brasílico faz seção do Regime de Roma há 21 anos, um tratado internacional, que já “autorizou” a prisão de Putin. Por termo, Ciro Nogueira lembrou da recepção que Lula deu ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e disse que o incidente foi “gritante”.

    “O presidente cultivou a mito de que seria presidente do mundo”, continuou o parlamentar. “Foi à China, à Europa, aos Estados Unidos. Sua voz, todavia, é um sussurro nos grandes debates e decisões mundiais.”

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    18.220.86.46
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!