domingo, 7 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA permite criação de ETFs atrelados ao bitcoin

    A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) deu o aval nesta quarta-feira, pela primeira vez, para a formação de fundos negociados em bolsa (ETFs) atrelados ao bitcoin, uma decisão esperada com grande entusiasmo pelos investidores de ativos digitais.

    A autorização abre caminho para que 11 desses ETFs, que estavam buscando aprovação, sejam listados e também sinaliza uma maior aceitação institucional do bitcoin nos mercados financeiros dos EUA.

    O bitcoin teve uma recuperação recente com a expectativa dessa notícia, mas apresentou volatilidade na terça-feira, devido ao hackeamento da conta da SEC na plataforma de mídia social X (novo nome do Twitter), que divulgou uma mensagem não autorizada sobre o tema e provocou uma oscilação de mais de US$ 4 mil no valor do bitcoin.

    A SEC aprovou hoje a modificação das regras existentes para a criação de um produto financeiro chamado “ETF à vista”, atrelado ao bitcoin “real”, o que possibilita que os investidores tenham exposição direta à criptomoeda.

    Dentre os 11 postulantes, que são gestores de ativos renomados, estão a BlackRock, a Fidelity Investments, a ARK Investment e a Grayscale, e seus ETFs de bitcoin à vista poderão começar a ser negociados nos mercados já nesta quinta-feira.

    Até então, os investidores que queriam comprar e vender criptomoedas precisavam recorrer a plataformas de câmbio específicas ou obter exposição indireta por meio de ETFs atrelados a contratos futuros de bitcoin, os quais foram aprovados pelo órgão regulador em 2021.

    A SEC tem criticado o bitcoin e outras criptomoedas por anos, uma posição reiterada em um comunicado divulgado hoje pelo seu atual presidente, Gary Gensler, embora reconheça que as circunstâncias não são mais as mesmas.

    Gensler afirmou que, desde 2018, a entidade rejeitou aproximadamente 20 solicitações de ETFs de bitcoin, mas as circunstâncias “mudaram” depois que a Grayscale, uma das partes interessadas, contestou a rejeição nos tribunais e obteve uma decisão favorável.

    A Corte de Apelações do Distrito de Columbia observou em sua decisão de agosto de 2023 que a falta de explicações “adequadas” da SEC para recusar a Grayscale a criar um ETF de bitcoin era “ilegal”.

    Após a divulgação da notícia, o bitcoin disparou para cerca de US$ 46.500.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    19.5 ° C
    19.5 °
    19.5 °
    49 %
    1kmh
    0 %
    seg
    29 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    3.135.202.239
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!