terça-feira, 2 julho, 2024
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    Conflito entre Israel Hamas lança luz sobre o confronto entre China e EUA

     

    Um profundo conflito ideológico entre a esquerda global, apoiada pela China, e a ordem mundial liberal liderada pelos Estados Unidos, orientou a guerra narrativa geopolítica na sequência do ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro, segundo especialistas.

    Essa ordem internacional liberal – uma filosofia de governo definida em grande segmento pelos Estados Unidos – orientou o uso do poder no interesse da liberdade nas décadas desde a Segunda Guerra Mundial. Está agora sob ataque como nunca antes, dizem os especialistas, um ataque que se estende da violência física ao conflito nos corredores das redes sociais globais.

    À medida que a guerra entre Israel e o Hamas se intensifica, o exposição em torno dela fica mais cimo. Cada lado é bravo por enormes comunidades de mídia social, aparentemente sem pontos em generalidade. Muitas organizações sem fins lucrativos de ambos os lados relataram reações massivas aos seus pontos de vista nas redes sociais, enquanto pontos de vista matizados também foram condenados.

    A falta de pontos comuns não é novidade na frente de guerra militar e política entre Israel e a Palestina. No entanto, aparatos de redes sociais nunca antes vistos, que permitem um exposição que em muitos países é censurado pelo Estado, aumentaram o conflito mais grande e amplificaram-no no exposição político nacional de muitos países com populações muçulmanas consideráveis ou relações estratégicas com Israel.

    Quando a “Operação Cast Lead” se deu em Gaza, em 2008, o número de utilizadores da Internet em todo o mundo era de 1,5 bilhões, em verificação com os atuais 5,3 bilhões, segundo o Statistica. Combine isso com o aumento exponencial das plataformas de mídia social, internet e tecnologia traste, para obter um contexto para as crescentes guerras narrativas de hoje.

    Nishakant Ojha, mentor de várias nações do Oriente Médio na Ásia Ocidental sobre questões de combate ao terrorismo, disse que o conflito entre a esquerda global e a ordem mundial liberal é uma questão complexa e multifacetada.

    “Uma conversa política desempenha um papel significativo na formação e na pressão dos conflitos ideológicos. Posteriormente o ataque, pode ter havido debates crescentes que cingiram a posição da esquerda global sobre o conflito Israel-Palestina e a resposta da ordem mundial liberal a ele”, disse ele.

    Na verdade, o exposição nas redes sociais e nas plataformas online tornou-se ele próprio um meio de fomentar a guerra geopolítica entre comunidades de opinião pública que se alinham com a esquerda global, liderada pela China, e a ordem mundial liberal liderada pelos Estados Unidos e que abrange Israel.

    Uma associação tática entre grupos esquerdistas e islâmicos

    Especialistas disseram que a guerra narrativa online também é indicativa de uma associação tática entre grupos esquerdistas e islâmicos.

    Por exemplo, consideremos a posição anti-sionista do Partido para o Socialismo e Libertação, do Partido Mundial dos Trabalhadores, de capítulos dos Socialistas Democráticos pela América e de sedes independentes do Black Lives Matter, que expressaram pedestal ao ataque brutal do Hamas no nome de “resistência” e “libertação” em suas respectivas declarações.

    “Na geopolítica contemporânea, o pedestal da esquerda à motivo palestina é frequentemente enquadrado na narrativa anti-imperialista. Ela vê Israel como uma extensão do imperialismo ocidental no Oriente Médio e o Hamas e outras facções palestinas como movimentos de resistência contra levante imperialismo”, disse Hamid Bahrami, comentador independente do Oriente Médio e comentador de origem iraniana, que vive agora na Europa.

     

    O jornal indiano de direita Swarajya noticiou um protesto anti-sionista convocado por vários grupos comunistas e islâmicos na Universidade Meão Jamia Millia Islamia, em Nova Delhi, em 13 de outubro. Os estudantes usavam bandanas com o dito “Com o Hamas” e seguravam faixas que diziam “Jamia se levanta para o Dia Internacional de Solidariedade com a Palestina”. O protesto foi associado a hashtags como #FreePalestine e #DownWithIsrael.

    Mesmo no quadro europeu, os partidos de esquerda em muitos países, da Grécia à Itália, fizeram declarações pró-Palestina que ou apoiavam francamente o ataque do Hamas ou não o condenavam diretamente. Por exemplo, em França, o grupo de extrema-esquerda La France Insoumise (LFI) referiu-se ao ataque de 7 de outubro como uma “ofensiva armada das forças palestinas”, levada a cabo “num contexto de intensificação da política de ocupação israelita”.

    A tendência é amplificada nas redes sociais. No período de 24 horas entre 11 e 12 de outubro, o Instituto de Diálogo Estratégico (ISD, na {sigla} em inglês) analisou 128 postagens contendo glorificação e pedestal a teor terrorista no X (anteriormente publicado como Twitter). O ISD descobriu que os postos estavam principalmente ligados ao grupo de milícias Brigadas Izz ad-Din al-Qassem, que atacou o sul de Israel em 7 de outubro.

    Essas postagens tiveram alcance amontoado de 16 milhões na plataforma e engajamento de postagens variando de 2,2 a 50 milhões. Houve também alguns exemplos flagrantes de teor violento promovido em plataformas globais de esquerda, segundo o ISD.

    “Uma conta pró-Kremlin em língua sarraceno com 199.000 seguidores postou um vídeo em 11 de outubro mostrando a profanação do morto de um soldado do IDF, alcançando mais de 640.000 visualizações – embora a postagem em si não promova o terrorismo, o teor foi retirado de um GoPro ou câmera corporal do militante al-Qassem e não tem rótulo ou avisos aplicados por X”, disseram os autores do relatório, Moustafa Ayad e Tim Squirrell.

    China apoia a esquerda; permite surto anti-semita

    Desde o ataque de 7 de outubro, a China – que, ao contrário de Israel e de vários países ocidentais, não designa o Hamas como uma organização terrorista – não só se recusou a sentenciar especificamente o ataque do Hamas, como permitiu uma oscilação anti-semita nos seus meios de notícia social, de outra forma censurados. Os meios de notícia globais apoiados pelo Estado da China também se concentraram em sentenciar os Estados Unidos pela situação no Oriente Médio.

    “A novo rodada de conflito é o resultado da política dos EUA de colocar a carroça na frente dos bois no Oriente Médio, pela qual os EUA deveriam ser responsabilizados”, escreveu a mídia estatal chinesa, o Global Times, antes da visitante do presidente Biden ao Israel em 17 de outubro.

    O tablóide citou Liú Zhōngmín, professor da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai: “É hora de os EUA refletirem e corrigirem a sua política fracassada de longa data para o Oriente Médio, que desviou o processo de paz no Oriente Médio.” O Global Times publicou vários outros artigos de opinião com narrativas e propostas surpreendentemente semelhantes.

    Bahrami disse por e-mail que os interesses geopolíticos da China a pressionam fortemente a estribar o exposição anti-imperialista de esquerda neste conflito. Ele chamou a China de “invasor oportunista” e disse que se os seus interesses se alinharem com uma narrativa de extrema direita, o país não se esquivaria disso.

    Burzine Waghmar, afiliado da Escola de Estudos Orientais e Africanos (SOAS, na {sigla} em inglês) da Universidade de Londres, do Meio SOAS para Estudos Iranianos e do Instituto SOAS do Sul da Ásia, Londres, disse ao em um e-mail que o pedestal de Pequim pois a narrativa anti-imperialista da esquerda global tem sido cultivada há muito tempo na sua cultura comunista.

    A China tem os seus “maoístas locais, para quem a política revolucionária palestina é uma luta transcendente contra o imperialismo, uma vez que Israel foi considerado um estado colonial ocidental implantado e sustentado na região histórica exclusivamente com a ajuda americana”, disse Waghmar.

    Acrescentou que para os comunistas chineses, muito como para a esquerda em universal e os seus aliados globais, os únicos nacionalismos louváveis e permissíveis eram os nacionalismos afro-asiáticos, uma vez que eram travados contra as forças capitalistas-imperialistas.

    O anti-anti-semitismo infrene nos meios de notícia chineses, ironicamente, não se limita ao ataque de 7 de outubro.

    Num exemplo recente, um artigo de julho do China Media Project referia-se a teorias de conspiração que surgiram depois de a China ter outorgado chegada renovado ao porto russo de Vladivostok, em Maio.

    A decisão de Vladivostok foi altamente simbólica, uma vez que o porto era chinês, mas foi ofertado à Rússia em 1860 – uma das “humilhações” da China numa profundeza da sua história em que sofreu contínuas derrotas militares para o Japão e o Poente, e relutantemente renunciou à sua riqueza e soberania em vários tratados.

    Em meio ao debate que se seguiu sobre se a Rússia seria forçada a entregar as terras, muitas teorias da conspiração apareceram nas redes sociais chinesas. Ao lado das teorias que retratavam os russos e os japoneses como os perpetradores da humilhação da China, havia outra teoria que rotulava os judeus como vilões.

    “Antes de se mudar para a Palestina” no início do século XX, “a capital judaica optou por se estabelecer no Nordeste [da China]”, dizia um item de 19 de maio da popular conta do WeChat “Blood Drink”, de congraçamento com o relatório. O item do WeChat afirmava estranhamente que os Judeus “estavam mesmo dispostos a fazer um congraçamento com o Diabo com os fascistas japoneses e a dar quase todo o seu verba para levante propósito.”

    A postagem, que foi lida por mais de 100 mil pessoas, acusava os judeus não exclusivamente de financiarem a indústria militar japonesa, mas também de serem cúmplices no massacre de milhões de civis chineses.

    No entanto, Waghmar disse que a China não tem historicamente um legado de anti-semitismo. “Esta explosão contemporânea de intolerância é evidenciada nos domínios conspiratórios, de extrema esquerda e ultranacionalistas do ciberespaço chinês”, disse ele.

    “Tropas de inspiração decididamente europeia, até agora estranhas à visão de mundo sinítica, circulam agora frequentemente alegando que a COVID-19 foi uma conspiração judaico-americana ou que os judeus geram universalmente pandemias, crises financeiras globais e guerras.”

    Ojha acredita que no conflito Israel-Hamas, a China está exclusivamente projetando a imagem de um ator global neutro e responsável, em vez de agir como tal.

    “O governo chinês sempre propagou uma narrativa que coloca a culpa rigorosamente em Israel.”

     

    Violência é um terreno comum

    No rescaldo do ataque de 7 de outubro, a associação islâmica de esquerda também tornou a sua presença mais ruidosa. A China também está liderando isso, segundo especialistas.

    “Outro ator são os grupos islâmicos, que encontram os seus interesses em associação com a China [e a] esquerda global. O terreno generalidade é uma mistura de ideologia, interesses políticos e econômicos”, disse Bahrami, acrescentando que é irônico que tal associação tática exista, dada a natureza secular da maioria dos movimentos de esquerda e a natureza teocrática de muitos grupos islâmicos.

    O Sr. Ojha disse que é importante notar que neste contexto, as alianças políticas e os conflitos podem variar muito dependendo de circunstâncias específicas.

    “É provável que Pequim esteja tentando manter um estabilidade quebradiço e queira colocar-se como intermediário e praticar a sua influência na região. O envolvimento da China no Oriente Médio deverá aumentar durante levante conflito”, disse ele.

    Pequim também espera desempenhar um papel importante no término da guerra e na garantia dos seus próprios interesses, muito como subsidiar os países árabes para um propósito estratégico, disse Ojha.

    De congraçamento com Waghmar, a esquerda global e os islâmicos têm sido capazes de contornar as suas diferenças gritantes – tais como as “atitudes socialmente relaxadas da esquerda em relação às minorias sexuais, étnicas ou religiosas”, que são intoleráveis para os islamistas – devido à sua estratégia generalidade de sujeição de violência.

    “A violência tem sido uma propriedade endêmica dos esquerdistas, tanto progressistas como anarquistas. A esquerda ocidental é galvanizada pelas atrocidades e ataques terroristas cometidos pelos islamitas, pois a sua glorificação ofendida da violência é considerada catártica e imperativa para desmantelar os estados ocidentais”, disse ele.

     

    Bahrami disse que aqueles que lutam na guerra narrativa precisam de compreender que, tal como noutras frentes de guerra, a procura de muito poder pode ser contraproducente, porque pode provocar coligações de contrapeso entre outros estados e, desta forma, o conflito continuará sempre a intensificar-se.

    Ojha é da opinião que as tensões sobre a mesquita de Al-Aqsa, que eclodiram em violência em 2021, despertaram “sensibilidades escatológicas” entre os muçulmanos, incluindo os sunitas – como o Hamas e a maioria dos palestinos – e os xiitas – como a maioria dos iranianos. Esses grupos têm noções apocalípticas de uma guerra final no término do mundo.

    A operação dos terroristas do Hamas foi chamada de “Tempestade Al-Aqsa”, uma referência ao santuário muçulmano, que fica no topo do Monte do Templo Judaico. Deixada por Israel como um lugar sagrado muçulmano depois de assumir o controle do lugar em 1967, a mesquita tem sido um ponto crítico no conflito israelo-palestino.

    “Estas narrativas ideológicas espalham o ódio e fornecem justificação para os acontecimentos trágicos nas mentes tanto dos muçulmanos como dos judeus. Os governos linha-dura de ambos os lados tentam usar estas narrativas para desviar a atenção de numerosos desafios internos”, disse ele.

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