sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Conmebol e Fifa vão ao Brasil em 8 de janeiro devido a crise e ameaçam suspender CBF

     

    Uma carta enviada pela Conmebol e pela Fifa à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que representantes das entidades estarão no Brasil na semana de 8 de janeiro.

    Essa visita é uma resposta à crise desencadeada pela remoção do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, por ordem da Justiça. Além disso, a Fifa e a Conmebol instruíram os interventores a não prosseguirem com os planos de realizar eleições sem a devida autorização.

    Caso a CBF decida realizar eleições sem o aval da Fifa e da Conmebol, as duas organizações afirmaram que o órgão brasileiro será alvo de um processo e correrá o risco de suspensão. Nesse cenário, tanto a seleção brasileira quanto os clubes ficariam impossibilitados de participar de competições internacionais.

    Conforme a Fifa e a Conmebol, a CBF deve administrar seus assuntos sem a intervenção do Judiciário

    O comunicado foi enviado em 24 de dezembro por Kenny Jean-Marie, da Fifa, e Monserrat Jiménez Granda, da Conmebol. Eles encaminharam a carta ao ex-secretário-geral da CBF, Alcino Reis, que foi destituído. As entidades não reconhecem a gestão do interventor José Perdiz, designado pela Justiça do Rio de Janeiro.

    Fifa e Conmebol alegam na carta que Perdiz “insiste em realizar eleições em 30 dias úteis” e solicitou à Justiça a nomeação de uma diretoria interina para a CBF.

    As entidades também destacam que seus estatutos exigem que as federações nacionais gerenciem seus assuntos sem interferência externa, ou seja, sem intervenção do Judiciário, conforme fontes.

    Confira um trecho da carta da Fifa e da Conmebol à CBF:

    “Conforme previamente informado para a CBF, a Fifa e a Conmebol enviarão uma missão conjunta para o Brasil durante a semana de 8 de janeiro para se reunir com as partes envolvidas e examinar a situação atual e colaborar para encontrar uma solução para a situação atual em relação à aplicação das regras da CBF e à sua autonomia.”

    “A Fifa e a Conmebol desejam enfatizar fortemente que, antes que essa missão ocorra, nenhuma decisão que afete a CBF, incluindo qualquer eleição ou convocação de eleições, deve ser tomada. Se isso não for respeitado, a Fifa não terá outra opção senão enviar o assunto para o seu respectivo órgão de decisão para consideração e resolução, o que pode incluir uma suspensão.”

    Em resposta, o interventor da CBF, José Perdiz, afirmou que “deve convocar as eleições dentro do prazo estabelecido”, de acordo com a determinação da Justiça brasileira, “confirmada em todas as instâncias, incluindo a presidente do Superior Tribunal de Justiça e a Suprema Corte”.

     

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    25 °

    18.191.215.117
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!