sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    De que forma utilizar a Alexa neste verão para gastar menos na fatura de energia?


    A Alexa pode te ajudar a economizar na fatura de energia neste verão. Produzida pela Amazon, a assistente por voz tem diversas funcionalidades que permitem ao usuário ter um controle maior sobre os gastos com eletricidade nesta época do ano. Além de adquirir produtos inteligentes e usá-los com as habilidades da Alexa, você pode criar rotinas personalizadas, requisitar sugestões de economia e verificar o consumo de energia.

    🔎 Caixinha com Alexa mostra temperatura real da sua casa; veja como isso funciona

    A assistente virtual da Amazon pode ser uma boa aliada também para controlar o ar-condicionado. O uso do aparelho se intensifica em períodos de calor e, consequentemente, o impacto na fatura de energia é inevitável. Uma sugestão é solicitar para a Alexa regular a temperatura por um determinado período e depois desligar o ar-condicionado. Confira a seguir outras cinco maneiras de que a Alexa pode te ajudar a economizar na conta de energia neste verão.

    🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

    De que forma utilizar a Alexa neste verão para gastar menos na fatura de energia? — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

    📝 Echo Dot com Alexa vale a pena? Participe da discussão no Fórum TechTudo

    1. Utilizar produtos inteligentes com as habilidades da Alexa

    Utilizar dispositivos inteligentes compatíveis com as habilidades da Alexa é um ponto fundamental para que a assistente virtual consiga te ajudar efetivamente na economia de energia. Dessa forma, aparelhos conectados, como luzes, termostatos e eletrodomésticos, podem ser controlados por meio da plataforma de forma mais personalizada e eficaz, economizando na fatura de energia.

    Philips Hue White & Color Ambiance A60 E27 Starter Kit é um combo que oferece três lâmpadas smart e um hub Bridge compatível com a Alexa — Foto: Divulgação/Philips

    Isso significa que você pode, por exemplo, desligar ou ajustar dispositivos até mesmo quando não estiver em casa, usando o aplicativo da Alexa em um smartphone. Além disso, é possível programar para que diversos aparelhos possam ser acionados ou desligados ao mesmo tempo, por meio de um comando de voz simples.

    2. Produzir rotinas personalizadas

    Produzir rotinas inteligentes com a Alexa permite um controle personalizado e automático dos dispositivos conectados em casa, o que é fundamental para economizar energia. Ao programar ações específicas, como desligar luzes ou ajustar o funcionamento de termostatos e sistemas de ar-condicionado em horários predeterminados, você pode reduzir o consumo de energia quando não estiver em casa ou durante períodos de menor uso.

    É possível utilizar a ferramenta de rotinas da Alexa com uma caixa Amazon Echo — Foto: Reprodução/Marvin Costa

    Além disso, a fusão de sensores e modos de preservação de energia em suas rotinas auxilia a melhorar o uso dos dispositivos, garantindo que eles operem somente quando necessário, com base em condições ambientais ou padrões de uso. Isso colabora para uma maior eficácia energética e economia a longo prazo.

    3. Requisitar sugestões de economia para a Alexa

    Requisitar sugestões de economia de energia para a Alexa pode ser um meio prático e instrutivo de encontrar maneiras específicas de diminuir o consumo e economizar na conta de eletricidade. Ao pedir sugestões para a Alexa, é possível receber orientações personalizadas e conselhos sobre como aprimorar a eficiência energética em sua residência. Por exemplo, ela pode informar sobre práticas ideais para o uso de aparelhos domésticos, como ajustar configurações de temperatura de geladeiras, lavadoras e outros dispositivos para economizar energia.

    É viável requisitar sugestões para a Alexa — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

    Além disso, a Alexa pode incentivar a substituição por lâmpadas de LED mais eficazes, orientar sobre o desligamento de luzes não utilizadas e até mesmo sobre o proveito da luz natural em determinados momentos do dia. A plataforma está constantemente sendo atualizada com novas informações para se tornar mais útil nesse aspecto. Recentemente, a Amazon atualizou o banco de dados da Alexa para auxiliar o Departamento de Segurança Energética do Reino Unido a dar sugestões à população de como economizar energia durante o inverno.

    4. Poupar com Alexa Hunches

    Criar rotinas na Alexa é algo que depende de uma programação do usuário, e elas são geralmente acionadas via comando de voz. Pode-se dizer que o Hunches seria o passo além. Isso porque essa tecnologia pode auxiliar na economia de energia ao fazer previsões sobre o uso de dispositivos e sugerir ações para otimizar seu consumo.

    Com base em padrões de uso, o Alexa Hunches pode antecipar quando você normalmente desliga ou ajusta dispositivos, como luzes ou termostatos. Ele pode sugerir automaticamente ajustes para economizar energia, como desligar luzes em determinados momentos do dia ou alterar a temperatura do termostato quando não houver ninguém em casa.

    Alexa Hunches pode auxiliar a poupar ainda mais energia — Foto: Reprodução/Sonoff

    Além disso, o Hunches também monitora o funcionamento dos dispositivos inteligentes da casa, notificando o usuário caso algum deles não esteja funcionando da maneira adequada. Por exemplo, o recurso pode mandar uma notificação ao usuário se uma lâmpada inteligente permanecer acesa mesmo após um comando para desligá-la.

    5. Verificar o consumo de energia

    Ao verificar por meio da Alexa informações sobre o consumo de energia de dispositivos específicos ou de toda a casa, você pode ter uma visão imediata do quanto está sendo gasto. Isso ajuda a identificar dispositivos que consomem muita energia mesmo em stand-by, por exemplo, possibilitando desligá-los quando não estão em uso para economizar. A Alexa pode registrar o histórico de consumo de energia ao longo do tempo. Com esses dados, é possível identificar padrões de consumo e momentos em que há picos de uso.

    Verifique o consumo de energia para economizar na conta de luz — Foto: Divulgação/Amazon

    Para realizar essa ação, apenas abra o app da Alexa e depois clique no ícone Painel de Energia, ou Energy Dashboard em língua portuguesa. No setor, é viável ter acesso a representações gráficas e pormenores sobre o seu uso de eletricidade.

    Com dados de Amazon, Tom’ s Guide e Asurion

    🎥 Tutoral completo para configurar Alexa na Amazon Echo Dot? Confira-o

    De que forma configurar a Alexa na Amazon Echo Dot? Confira tutorial completa

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    3.145.161.42
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!