sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Descoberta recente de metrópole com 2.500 anos na floresta amazônica

    Por meio da tecnologia laser LiDAR, pesquisadores encontraram mais vestígios de antigas cidades perdidas na Amazônia equatoriana, parte de uma ampla rede de povoados de até 2.500 anos atrás. A nova parte da metrópole pré-colombiana foi descoberta no Vale de Upano, localizado no centro-sul do Equador, por meio da cartografia e detecção de luz realizada por lasers aéreos.

    Essa inovação nos métodos de pesquisa possibilita vasculhar extensas áreas de terra sob a cobertura arbórea, identificando, por meio de laser, vestígios de estruturas muitas vezes invisíveis a olho nu devido à cobertura florestal. Outros exemplos de urbanização na Amazônia já foram encontrados na Bolívia e no Brasil, permanecendo ocultos por séculos ou até mesmo milênios.

    Civilizações pré-colombianas na Amazônia

    A civilização amazônica, cujas cidades perdidas foram recentemente descobertas, teve origem há aproximadamente 2.500 anos, construindo intensamente entre 500 a.C. e 600 d.C. Cidades e vilarejos foram erguidos e conectados por grandes e retas estradas, totalizando pelo menos 15 assentamentos distintos, de diversos tamanhos.

    No recente achado, foram encontradas praças e 6.000 plataformas retangulares com 20 metros de comprimento, 10 metros de largura e até 3 metros de altura. Dado que na Amazônia há poucas rochas, as estruturas teriam sido construídas com terra e lama empilhadas. Os cientistas descrevem os assentamentos como exemplos de “urbanismo de jardim”, nos quais as construções humanas estão intimamente ligadas a terrenos agrícolas, com sistemas de drenagem e extensos terraços.

    Segundo relatos informais, os colonizadores europeus teriam encontrado grandes cidades ao chegarem à Amazônia, as quais, ao longo do tempo, teriam sido absorvidas pela floresta. Embora tenham sido consideradas apenas lendas, a ciência pode estar descobrindo as famosas metrópoles pré-colombianas, gravação após gravação.

    Fonte: Science

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    25 °

    13.59.65.84
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!