terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Descobertas de cientistas sobre marcas de 210 milhões de anos que se assemelham às de aves

     

    Estudiosos encontraram evidências que se assemelham a pegadas de aves no Lesoto, localizado ao sul da África, com 210 milhões de anos — porém estas marcas foram ocasionadas por um ser vivo desconhecido, provavelmente uma das primeiras espécies de dinossauros a existir. O fóssil de ave mais antigo conhecido tem uma idade 60 milhões de anos mais recente do que a evidência descoberta, caracterizada pela marca tridáctila, ou seja, deixada por uma pata contendo três dedos.

    As aves representam um dos grupos animais mais variados no planeta, com aproximadamente 10.000 espécies existente. Apesar disso, a história de sua evolução continua sendo bastante obscura. Inquestionavelmente, elas descendem dos dinossauros, já que estão vinculadas ao grupo dos Maniraptora, terópodes que faziam parte dos répteis mais famosos do passado. Entretanto, a datação das diferencias entre as espécies é tema de inesgotáveis debates.

    Quando os pássaros surgiram?

    Os fósseis mais antigos de aves no mundo remontam ao Jurássico Médio e Superior, aproximadamente entre 150 e 160 milhões de anos atrás. Eles pertencem a Aurornis, Anchiornis, Archaeopteryx e Xiaotingia, as quais já eram diferenciadas o suficiente dos dinossauros para constituírem seu próprio grupo voador.

    Nesse sentido, marcas de dinossauros semelhantes às de aves têm sido observadas desde o final do período Triássico. Acredita-se que as primeiras aves, das quais temos registros fósseis, tenham surgido no início do Jurássico ou um pouco antes, porém há poucos ossos para sustentar essa teoria de forma contundente.

    Por isso, todos os fósseis de criaturas semelhantes a aves assumem grande importância para a compreensão da evolução desses animais. Os cientistas analisaram recentemente as pegadas encontradas e reavaliaram outras anteriormente atribuídas a quatro locais no Lesoto, designadas ao icnogênero (ou seja, tipo de rastro deixado por um animal) Trisauropodiscus.

    Várias marcas com três dedos foram associadas a esse tipo de criatura durante meados do século XX. Há muito debate em torno de se esse icnogênero está mais próximo das aves ou dos dinossauros — alguns estudiosos consideram que são marcas de Anomoepus, do lado dos dinossauros, enquanto outros apontam para Gruipeda, do lado das aves.

    De acordo com os pesquisadores, foram identificados dois tipos distintos de marcas de Trisauropodiscus, uma mais próxima das aves e outra mais próxima dos dinossauros não-aviários, ou seja, que não são antepassados das aves. Além da possibilidade de que dinossauros primitivos tenham criado as marcas mais antigas encontradas, com 210 milhões de anos, é viável que outros répteis tenham evoluído para ter patas semelhantes às das aves, em um processo evolutivo convergente que não está relacionado aos animais.

    Fonte: PLoS One

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    18.220.142.17
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!