sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Desejo comprar, no entanto estou incerto quanto à segurança do site; esteja alerta e veja 5 passos

    Segundo um estudo recente do Google, na Black Friday deste ano, dois em cada três brasileiros planejam adquirir produtos. A data é aguardada por muitos que desejam realizar uma compra planejada com desconto maior, aproveitar as ofertas disponíveis ou antecipar as compras de Natal.

    Itens como eletrodomésticos, produtos de beleza e eletroportáteis estão entre os mais desejados, de acordo com a pesquisa.

    Apesar da animação, o endividamento das famílias e a restrição ao crédito, juntamente com os desafios logísticos decorrentes da seca que afeta a região Norte, devem ser motivo de atenção para o varejo durante esta edição do evento promocional.

    No entanto, o consumidor também deve estar atento a possíveis golpes e uma das incertezas que pode surgir é: como determinar se um site é confiável?

    Vamos trazer orientações sobre como identificar sites suspeitos, com base em recomendações de especialistas.

    Confira:

    1. Verifique a URL

    Antes de efetuar uma compra, o consumidor pode verificar a URL oficial da loja: muitos sites imitam o visual de lojas para confundir o usuário e aplicar golpes.

    Acesse os sites dos fornecedores digitando o endereço diretamente no navegador, evitando clicar em links presentes em páginas ou portais desconhecidos ou recebidos através de mensagens de SMS ou e-mail, pois esses links podem resultar em infecção do seu computador ou permitir acesso remoto ao seu dispositivo.

    2. Verifique a data de registro do site

    Uma maneira de determinar se o site pode representar perigo ou não é conferir a data de registro. Páginas recém-criadas podem ter sido desenvolvidas por criminosos com o intuito de cometer fraudes na Black Friday.

    O consumidor pode consultar essa informação em sites como o “Site Confiável” ou no Whois do “Registro.br”. Para garantir a segurança da compra, é aconselhável optar por sites já estabelecidos e evitar arriscar-se com novas marcas durante a Black Friday.

    3. Verifique o CNPJ

    O consumidor também pode verificar o CNPJ de um site no Gov.Br (Redesim), onde é possível confirmar a existência do número e obter informações sobre a empresa. Se não houver registro do CNPJ, o site pode ser falso e utilizado para aplicar golpes em consumidores.

    4. Busque os certificados de segurança

    Os certificados de segurança oferecem uma garantia de credibilidade ao site e protegem as transações realizadas no ambiente da empresa. O certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um padrão global em tecnologia de segurança, reconhecido pelo cadeado à esquerda da URL da página que está sendo visitada.

    O certificado https, que precede o domínio www., é outro certificado conhecido e serve para criptografar os dados durante uma transação.

    Os sites que possuem esses certificados tendem a ser mais seguros, no entanto, os especialistas ressaltam a importância de analisar outras dicas para confirmar a veracidade do site, já que muitos sites falsos conseguem criar uma réplica muito semelhante do cadeado, por exemplo.

    5. Desconfie de preços extremamente atrativos

    Cuidado com ofertas muito tentadoras: se deparar com uma promoção exorbitantemente barata, fique alerta. É comum que sites fraudulentos tentem chamar a atenção dos consumidores oferecendo produtos populares a preços irrealisticamente baixos.

    Outros indicativos visuais, como erros de digitação ou elementos de design atípicos ou pouco profissionais, podem sugerir que há algo errado. Insira seus dados e efetue a compra apenas se tudo estiver em conformidade.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    13.59.42.207
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!