domingo, 7 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Desenvolvimento do ‘grupo dos países abastados’ aumenta 0,5% no terceiro trimestre

     

    O Produto Interno Bruto (PIB) dos países pertencentes à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), bloco conhecido como “grupo dos ricos”, registrou um crescimento econômico de 0,5% no terceiro trimestre. O resultado positivo é igual ao avanço de 0,5% do trimestre anterior, conforme informações divulgadas pela entidade nesta terça-feira, 21.

    A análise inicial indica que, especificamente nos países do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), houve um aumento de cerca de 0,6% em relação ao segundo trimestre.

    No trimestre anterior, o índice havia sido de 0,4%. Segundo o órgão internacional, o crescimento econômico foi impulsionado pelo aumento da atividade econômica nos Estados Unidos.

    O progresso da economia dos Estados Unidos impulsionou o crescimento do PIB da OCDE

    Tradução da legenda do gráfico: no segundo e terceiro trimestre de 2023, o Canadá, Reino Unido e a União Europeia registraram crescimento zero.

    No que diz respeito aos países do G7, o acréscimo trimestral no PIB ocorreu devido à significativa aceleração da economia dos Estados Unidos (EUA). Nesse mesmo período, o crescimento foi de 1,2%, comparado aos 0,5% do período anterior.

    Nos EUA, o acréscimo no crescimento do PIB foi, conforme a organização, “alavancado por um aumento no consumo privado de 1% no terceiro trimestre e 0,2% no segundo”.

    Entretanto, os demais países registraram crescimento nulo, próximo de zero ou negativo no mesmo período. A expansão ficou estável somente no Canadá, na Itália e no Reino Unido. Já o Japão e a Alemanha apresentaram uma retração de -0,5% e -0,1%, respectivamente.

    O PIB da OCDE, de acordo com o relatório, ultrapassou seu nível pré-pandemia (final de 2019) em 6% ao longo deste ano. O Reino Unido, que já não integra mais a União Europeia, superou seu nível pré-pandemia pela primeira vez em 2021.

    A Polônia e a Costa Rica registraram o maior crescimento do PIB entre os países-membros da OCDE, com 1,4% e 1,3%, respectivamente. Na sequência, aparecem Hungria e México, ambos com 0,9%. Por outro lado, a economia que mais recuou foi a da Irlanda (-1,8%), seguida pela Finlândia (-0,9%).

     

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    19.5 ° C
    19.5 °
    19.5 °
    49 %
    1kmh
    0 %
    seg
    29 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    18.117.232.216
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!