quarta-feira, 3 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Dino atuou como líder de centro de educação de Direito criada por Gilmar Mendes e Paulo Gonet

     

    O atual ministro da Justiça e nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino mantém relações próximas com o ministro Gilmar Mendes há vários anos. Ele ocupou a posição de líder na Escola de Direito de Brasília (Edap/IDP) por volta de 2011, época em que o instituto foi estabelecido.

    A instituição voltada a cursos de graduação e pós-graduação na área do Direito foi fundada por o atual ministro do STF e Paulo Gonet Branco, indicado por Lula para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR). Também faz parte da equipe o jurista Inocêncio Mártires Coelho, que já ocupou a posição de procurador-geral da República entre 1981 e 1985.

    A menção a Dino está registrada em uma placa instalada na Edap em 2011 em comemoração ao início das atividades de graduação da escola, onde também é mencionada a presença do então vice-presidente Michel Temer (MDB). Uma imagem do painel foi publicada pelo empresário Leandro Ruschel nas redes sociais, e identifica Flávio Dino como líder da escola.

    Atualmente, Gilmar Mendes não aparece entre os sócios do IDP – a Edap não possui um site próprio –, somente como professor nos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado em áreas como Direito Constitucional e Eleitoral. Da mesma forma, Gonet, que ministra aulas na graduação, pós-graduação, mestrado acadêmico e doutorado. Flávio Dino não é mencionado nos quadros da escola.

    Fora entrado em contato com o IDP para confirmar por qual período e quais atividades que Dino participou no instituto, e aguarda retorno. O ministro não se pronunciou sobre a postagem do empresário e sobre ter atuado na escola.

    Pouco depois de Lula oficializar a indicação de Dino para o STF, Gilmar Mendes elogiou e defendeu o ministro. Ele expressou que recebeu a notícia “com grande alegria”.

    “Detentor de extenso conhecimento jurídico e de notável compromisso com o Estado Democrático de Direito, o indicado possui plenas condições para exercer a jurisdição constitucional junto aos demais membros da Corte”, disse o magistrado.

    Os elogios também foram direcionados ao ex-sócio na escola, Paulo Gonet, que Gilmar Mendes reconheceu como um “amigo de longa data”. “Posso testemunhar a excelência do indicado, que sempre atuou na defesa da democracia e da Constituição Federal”, completou.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    nuvens dispersas
    24.5 ° C
    24.5 °
    23.1 °
    41 %
    4.6kmh
    40 %
    qua
    25 °
    qui
    26 °
    sex
    27 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °

    18.219.95.160
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!