sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Encontro entre Richa e PL tem ligação de Aécio e vídeo com Valdemar


    O encontro para ingresso do ex-governador do Paraná Beto Richa no Partido Liberal (PL), realizado nesta quarta-feira (13) em Brasília, pegou as lideranças políticas do PSDB nacional de surpresa e gerou a reação da militância do partido de Jair Bolsonaro em Curitiba. Regionalmente, o PL se opõe à pré-candidatura de Richa à prefeitura da capital paranaense.

    Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

    A articulação política foi planejada pelo deputado federal Filipe Barros (PL-PR), um dos principais apoiadores do ex-presidente no Paraná, e teve a aprovação do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.

    Conforme informações levantadas pela Gazeta do Povo, o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), um dos principais dirigentes tucanos no país ao lado do presidente nacional do partido Marconi Perillo (PSDB-GO), telefonou para Costa Neto durante o encontro com Beto Richa para requisitar esclarecimentos sobre a mudança de partido para a disputa das eleições em Curitiba. Uma autorização do PSDB é necessária para a mudança partidária sem o risco de perda do mandato de Richa, que ocupa uma vaga de deputado federal no Congresso.

    Além de discutir a filiação, outra possibilidade abordada durante o encontro em Brasília foi a potencialidade do apoio tucano ao nome de Richa após a pré-candidatura pelo PL ou a formação de uma coligação entre os partidos, caso a filiação do ex-governador do estado e ex-prefeito da capital paranaense não seja efetivada.

    Ao término do encontro, conforme fontes ouvidas pela Gazeta do Povo, a ficha de filiação de Beto Richa foi assinada e um vídeo foi gravado para divulgação, posteriormente, com o anúncio realizado por Valdemar da Costa Neto e troca de abraços entre o presidente nacional do partido e Richa.

    A perspectiva é que a filiação seja confirmada nesta quinta-feira (14), apesar da militância paranaense do PL que protestou nesta manhã contra a chegada do ex-governador, que foi detido durante as investigações da Lava Jato em 2018.

    Após a reunião do PL com Beto Richa, o ex-deputado federal Paulo Martins (PL-PR) anunciou que deixou o cargo de presidente municipal do partido e se apresentou como pré-candidato do PL à prefeitura de Curitiba, em declaração pelo X (antigo Twitter). “Quem acompanha o meu trabalho sabe que defendo os valores conservadores desde quando fazer isso não dava votos e nem likes. Continuo convicto do que realizo. Por esta razão, me coloco à disposição do PL para disputar a eleição para a prefeitura de Curitiba. O partido que faça sua escolha”, divulgou ele nesta quinta-feira (14).

    O deputado estadual Ricardo Arruda (PL-PR) também havia lançado o seu nome como pré-candidato em Curitiba e postou um vídeo no qual declara que ficou surpreso com a presença de Richa na sede do partido em Brasília e responsabiliza Filipe Barros pelo impasse político. “Ele expôs o presidente [Bolsonaro] e o nosso partido em uma atitude incompreensível”, criticou.

    O PL ainda não confirmou oficialmente a filiação de Richa, mas a pré-candidatura faria parte da estratégia do partido em lançar candidaturas próprias nas principais capitais do país, o que tem sido imitado por Filipe Barros no estado do Paraná. Recentemente, o PL anunciou a filiação de Bruno Ubiratan como pré-candidato à prefeitura de Londrina, que ocupava o secretariado do prefeito Marcelo Belinati.

    Nos dois casos, os movimentos políticos também indicam candidaturas em contraposição ao PSD, partido do governador paranaense Ratinho Junior e do presidente nacional Gilberto Kassab. Se a aliança entre Ratinho Junior e Bolsonaro se mostrava consolidada, principalmente pela sintonia durante a gestão do ex-presidente, as declarações e atritos com Kassab levaram Bolsonaro a afirmar que o PL não apoiaria os candidatos do PSD nas eleições municipais.

    Secretário estadual do governo Ratinho e vice-prefeito de Curitiba, o pré-candidato Eduardo Pimentel (PSD-PR) trabalhava nos bastidores para trazer o PL para uma frente ampla com possibilidade de indicação do vice pelo grupo de Bolsonaro no estado.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    3.23.103.140
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!