quarta-feira, 3 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Escassez de precipitação no Centro-Oeste pode acarretar prejuízos

     

    A insuficiência de chuva na região Centro-Oeste do Brasil está gerando apreensão nos agricultores de soja. O processo de semeadura da oleaginosa já está em andamento na área, porém a falta de água pode resultar em prejuízos.

    Até a semana passada, apenas 38,41% da soja brasileira havia sido plantada, em comparação com 52,31% em 2022 e 44,94% na média dos últimos 5 anos. O avanço nacional da colheita registrou o pior desempenho desde 2015.

    Conforme o líder da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, a ausência de chuvas está afetando principalmente os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás.

    “O atraso no plantio, bem como a necessidade de replantio, acabarão comprometendo a produção de soja, sem dúvida, mas terão um impacto muito mais severo na segunda safra, que normalmente corresponde ao milho plantado agora”, afirmou.

    O <strong+>consultor de negócios da Pátria Agronegócios, Ronaty Makuko, explica que a soja já plantada está enfrentando dificuldades hídricas. “Se o clima permanecer seco nos próximos dias, haverá perda de produtividade”, afirmou.

    No entanto, Makuko mencionou que há previsões de chuvas na região a partir do dia 5 de novembro. “Se essas precipitações ocorrerem e se confirmarem, será positivo para o cultivo”, explicou.

    Mesmo assim, os agricultores de soja devem ficar atentos às condições climáticas nas próximas semanas.

    O consultor também ressaltou que a escassez de chuva pode impactar o preço do milho.

    “O mercado do milho tem potencial para aumentar mais de R$10 até meados de março/abril do próximo ano”, disse.

     

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    18.118.166.161
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!