terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Estudo revela que transtorno de coagulação sanguínea provocado por vacina também é desencadeado por infecções, mas não por COVID | trombocitopenia trombótica induzida por vacina | VITT | autoimune


    A trombocitopenia trombótica induzida por vacina, também conhecida como VITT, é um tipo de desarranjo autoimune da coagulação sanguínea que pode surgir após a imunização contra adenovírus da COVID-19. No entanto, os pesquisadores recentemente constataram que o mesmo quadro de doença também pode ser desencadeado por infecções por adenovírus.

    Em um artigo para o editor publicado no New England Journal of Medicine, os cientistas expuseram que suas descobertas sugerem que o VITT “é basicamente o mesmo transtorno causado pela infecção por adenovírus que ocorre de forma esporádica”.

    “Nossa suposição inicial é que há um disparador em comum entre a vacina de adenovírus e a infecção por adenovírus… que ainda não foi identificado”, afirmou um dos principais autores, Dr. Tom Paul Gordon, professor e líder de imunologia na Universidade Flinders, ao Epoch. Tempos.

    Esta pesquisa terá impactos na aprimoração das vacinas, declarou o autor principal do estudo, Jing Jing Wang, pesquisador doutor em biotecnologia médica, em um comunicado de imprensa.

    VITT é uma enfermidade autoimune rara, porém grave, que pode se manifestar como um efeito adverso das vacinas COVID-19 J&J e AstraZeneca. A trombose com trombocitopenia está mencionada nas bulas da vacina COVID-19 da J&J.

    A enfermidade autoimune é ocasionada por anticorpos antifator 4 plaquetário ou anticorpos antiproteína PF4. PF4 é uma proteína liberada pelas plaquetas. Tanto o PF4 quanto esses anticorpos são naturalmente presentes no organismo e auxiliam na formação de coágulos sanguíneos.

    Os anticorpos se ligam ao PF4, formando aglomerações em coágulos sanguíneos. As plaquetas também se agregam nesses coágulos.

    Como as plaquetas são fundamentais para deter sangramentos, a agregação delas reduz as plaquetas ativas no sangue, elevando o risco de coágulos sanguíneos e hemorragias.

    O transtorno de coagulação sanguínea antiproteína PF4 foi rotulado de distúrbio induzido por vacina por estar primariamente associado às vacinas de adenovírus COVID-19. Antes da pandemia, não havia registros de distúrbios antiproteína PF4 induzidos por vacina.

    Mesmos padrões de anticorpos

    Todos os anticorpos possuem sítios de ligação exclusivos. O sítio de ligação é onde o anticorpo se conecta ao agente patogênico, seja ele um vírus, bactéria ou parasita.

    Entretanto, os autores do artigo para o editor perceberam que os anticorpos antiproteína PF4 coletados de pacientes pós-vacinação e pós-infecção compartilhavam a mesma estrutura em relação aos sítios de ligação.

    Dr. Gordon afirmou que tanto a vacina quanto o vírus podem induzir um grupo específico de indivíduos a reagir da mesma maneira contra o PF4.

    “Na realidade, os mecanismos de produção de anticorpos letais nessas doenças devem ser praticamente idênticos e possuir fatores de risco genéticos semelhantes,” ele comunicou no comunicado de imprensa.

    Os autores não averiguaram se os raros casos de VITT reportados após as vacinas de mRNA da COVID-19 também apresentavam os mesmos padrões de anticorpos antiproteína PF4.

    “Devido à sua grande escassez,não conseguimos obter amostras de sangue de ocorrências de vacina pós-RNA mensageiro”,afirmou o Dr.

    Talvez não seja proveniente da proteína COVID Spike

    A investigação anteriordos autores,divulgada na revista Blood,acompanhou cinco casos não correlacionados de VITT e observou que a COVID-19 e suas proteínas virais não contribuem para a geração de anticorpos anti-PF4 a partir de vacinas de adenovírus.

    Considerando que as vacinas de adenovírus contra a COVID-19 transportam DNA para as proteínas spike do COVID-19,situadas na superfície do vírus SARS-CoV-2,é essencial investigar se os anticorpos anti-PF4 são gerados devido à ação dos anticorpos contra as proteínas spike do COVID-19.

    Entretanto,os autores constataram que os anticorpos anti-PF4 recolhidos de pacientes que desenvolveram VITT não se ligavam às proteínas spike do COVID-19,sugerindo que as proteínas spike talvez não tenham participação na produção de anti-PF4.Outras pesquisasque testaram anticorpos anti-spike contra PF4 também constataram que os anticorpos spike não se conectaram ao PF4,possivelmente indicando nenhuma influência da spike.

    Os autores supõem que pode existir uma predisposição genética que leva algumas pessoas a desenvolver distúrbios de coagulação sanguínea anti-PF4 após imunizações ou infecções.

    A pesquisa sanguínea de 2022 detectou que todos os cinco pacientes examinados possuíam a mesma variante do gene do anticorpo em seus anticorpos anti-PF4.

    No entanto,o significado exato dessas descobertas ainda não está claro.

    Sem VITT após contágio por COVID

    Apesar de distúrbios de coagulação sanguínea e sangramento terem sido relatados após o COVID-19,o Dr. Gordon ressaltou que as origens e os elementos envolvidos são distintos.

    Não há registros de trombocitopenia trombótica causada por anticorpos anti-PF4 após contaminação por COVID-19,segundo ele.

    Embora a infecção por COVID-19 possa aumentar a probabilidade de formação de coágulos sanguíneos,a motivação exata permanece desconhecida. Alguns estudiosos sugeriram que a proteína spike poderia estimular esse processo. Essas proteínas spike podem gerar coágulos amiloides fibrosos de forma espontânea,que não se dissolvem facilmente,mesmo sem a presença de plaquetas e outras proteínas envolvidas na formação de coágulos sanguíneos.

    Também foram observados diversos casos de problemas hemorrágicos,como a púrpura trombocitopênica imune,um tipo de enfermidade autoimune que ocorre quando o organismo ataca suas próprias plaquetas. No entanto,o alvo é distinto do VITT.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    20.5 ° C
    20.5 °
    16.5 °
    49 %
    3.1kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    27 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.12.76.241
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!