terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Evento astronômico Eclipse lunar penumbral acontece nesta segunda-feira (25); confira os horários

    O fenômeno celestial Eclipse lunar penumbral é o destaque de hoje, segunda-feira (25). Apesar de essa versão do evento ser mais sutil em comparação aos eclipses parcial e total, vale a pena olhar para o céu e contemplar o brilho da Lua diminuir durante a madrugada.

    No Brasil, o fenômeno pode ser visto do início ao fim. Abaixo, você encontra os horários para observação em São Paulo; no entanto, é possível avistar o evento aproximadamente no mesmo horário em todo o país.

    • 01:53:16 – Início do Eclipse penumbral;
    • 04:12:51 – Fase de máxima visibilidade;
    • 06:07:50 – Pôr da lua, impedindo a observação do desfecho do evento.

    Anúncio

    No mapa acima, a faixa rosa indica as regiões onde o eclipse pode ser avistado até o final, ou seja, antes do pôr da Lua. Já a faixa azulada mostra os locais onde nosso satélite natural desaparece um pouco antes.

    O que caracteriza um eclipse lunar penumbral?

    No decorrer de um eclipse lunar penumbral, o Sol, a Terra e a Lua estão praticamente alinhados, porém não perfeitamente. Essa leve imprecisão faz com que a Lua fique sob a penumbra, uma sombra mais fraca projetada pela Terra. Essa sombra não consegue encobrir totalmente o brilho de nossa lua.

    Anúncio

    A projeção da penumbra em um poste sobre a calçada é um exemplo de como observar essa sombra: ali, é possível perceber que a parte da sombra mais próxima ao objeto tem limites mais definidos do que a parte mais distante. Quanto maior e mais afastado o poste, mais difusa será a borda da sombra.

    Também é viável visualizar o efeito da penumbra utilizando qualquer objeto de sua residência; simplesmente aproxime e afaste o objeto da superfície enquanto uma fonte de luz (como uma lâmpada ou o próprio Sol) projeta a sombra.

    E como isso ocorre durante o eclipse lunar? Bem, considerando que a Lua está consideravelmente distante de nosso planeta, a sombra terrestre apresenta bordas indefinidas. Conforme o alinhamento entre os corpos celestes, a Lua pode adentrar a umbra (parte mais escura da sombra, capaz de bloquear a maior parte da luz solar) e originar um eclipse total, ou apenas cruzar a penumbra.

    Anúncio

    Dentro da penumbra, a Lua não recebe mais completamente a luz solar, apesar de continuar iluminada pela estrela. Os menos atentos podem nem perceber que um eclipse está em curso, porém aqueles cientes do evento provavelmente notarão a diferença em relação à Lua cheia fora de um eclipse. Claro, também será uma noite de Lua Cheia, assim como todos os eclipses lunares.

    Fonte: timeanddate.com

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    20.5 ° C
    20.5 °
    16.5 °
    49 %
    3.1kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    27 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.138.67.95
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!