sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Executivos das companhias aéreas declaram que o Voa Brasil não será realizado

    O programa Voa Brasil não terá continuidade. A coluna obteve informações de fontes de alto escalão do setor aéreo que o plano de passagens aéreas econômicas, proposto pelo governo Lula, não será concretizado.

    O Voa Brasil pretendia disponibilizar bilhetes aéreos com valor máximo de R$ 200 para certas categorias de viajantes que não tinham realizado voos nos últimos 12 meses.

    Conforme os executivos das empresas aéreas, o Voa Brasil seria economicamente inviável sem o compromisso do governo em reduzir o preço do querosene de aviação (QAV), facilitar o acesso ao crédito para as empresas e resolver de vez o excesso de litígios judiciais que as companhias enfrentam.

    O programa Voa Brasil deveria ter sido anunciado pelo governo em 5 de fevereiro.

    Especificamente, o excesso de judicialização está gerando prejuízos bilionários para as aéreas, que desejam um limite nos valores pagos nos inúmeros processos iniciados por passageiros insatisfeitos todos os anos no Brasil.

    Atualmente, o país concentra cerca de 70% de todas as disputas judiciais do setor aéreo em nível global.

    Nas negociações, o Executivo havia conseguido com que as aéreas iniciassem o Voa Brasil mesmo com apenas uma dessas condições cumpridas. Entretanto, nenhuma delas foi atendida pelo governo, deteriorando a relação com as companhias aéreas.

    O Ministério da Fazenda considerou empregar o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) como garantia para empréstimos concedidos às aéreas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    O Fnac seria financiado por meio das taxas pagas pelos aeroportos privatizados. Contudo, essa possibilidade também não se concretizou.

    Além disso, a situação da Gol em recuperação judicial, que poderia resultar na falência da companhia aérea em breve, não contribuiu para o cenário.

    Ministro havia anunciado o Voa Brasil para 5 de fevereiro

    O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o programa Voa Brasil seria lançado em 5 de fevereiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    No entanto, o Palácio do Planalto já teria cancelado a data alegando “questões de agenda do presidente da República“.

    A coluna analisa e fornece informações diárias sobre os bastidores do mercado e eventos que possam influenciar a política e a economia do Brasil.

    Para enviar sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail

    [email protected]

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    14.5 ° C
    18.7 °
    14.5 °
    77 %
    1kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    30 °

    3.145.88.247
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!