sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Fachin nega estender processo contra Calheiros e Jucá mais uma vez

    Há quase sete anos, está em análise no Supremo Tribunal Federal (STF) um inquérito que apura o envolvimento do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e do ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) no suposto recebimento de R$ 5 milhões em propinas oriundas da Odebrecht.

    O inquérito foi iniciado em março de 2017 com base em delações premiadas de ex-dirigentes da empreiteira. A investigação busca esclarecer se o dinheiro foi destinado a Jucá e Calheiros em troca da aprovação da Medida Provisória 627, de 2013, a qual concedia benefícios fiscais a empresas que atuavam no exterior.

    Inquérito contra Jucá e Calheiros no STF já foi prorrogado 14 vezes

    Fachin vinha pedindo aos investigadores uma conclusão, em nome do “princípio constitucional da razoável duração do processo” | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

    A ação está sob responsabilidade do ministro Edson Fachin e já teve seu prazo de conclusão prorrogado 14 vezes pelo ministro a pedido da Polícia Federal (PF) e com concordância da Procuradoria-Geral da República (PGR), de acordo com o portal Metrópoles.

    Fachin cobrava dos investigadores uma conclusão, em respeito ao “princípio constitucional da razoável duração do processo”. Recentemente, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, requereu uma extensão de 60 dias para o inquérito, solicitação que foi negada por Fachin ao analisar o pedido.

    Em sua decisão, Fachin mencionou que a investigação já se arrasta por quase sete anos, e a prorrogação adicional seria “desnecessária”. Devido ao interesse da PGR em diligências pendentes, Fachin determinou um prazo de 15 dias para a PF apresentar suas conclusões. Ele ordenou que o processo seja imediatamente encaminhado à PGR para uma “manifestação conclusiva”.

    O inquérito contra Calheiros e Jucá já passou pelas mãos de quatro procuradores-gerais da República: Rodrigo Janot, indicado por Dilma Rousseff, responsável pela solicitação de abertura da investigação; Raquel Dodge, no governo Michel Temer; Augusto Aras, nomeado por Jair Bolsonaro; e Paulo Gonet, indicado por Luiz Inácio Lula da Silva.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    3.12.164.107
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!