sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Federal Reserve decide manter taxa de juros estável

    O Banco Central dos Estados Unidos, também conhecido como Federal Reserve (Fed), tomou a decisão de manter a taxa de juros entre 5,25% e 5,5% ao ano nesta quarta-feira, 1°.

    A taxa de juros nos Estados Unidos permanece no seu nível mais alto dos últimos 22 anos de acordo com a decisão do Federal Reserve.

    Esse patamar de juros foi alcançado após 11 aumentos consecutivos desde o final de 2021.

    Pela segunda vez consecutiva, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) optou por não elevar as taxas de juros.

    Os diretores do Federal Reserve tomaram a decisão de forma unânime.

    Mesmo com a escolha de não alterar a taxa de juros, o Fed permanece aberto à possibilidade de implementar medidas restritivas adicionais caso a luta contra a inflação não produza os resultados esperados.

    As autoridades monetárias dos EUA estão analisando os dados para determinar se as restrições impostas à atividade econômica são realmente eficazes no controle da inflação.

    Federal Reserve considera a conjuntura econômica desafiadora

    O Federal Reserve levou em consideração a situação desafiadora da conjuntura econômica nos Estados Unidos e no cenário internacional antes de tomar a decisão.

    A inflação nos Estados Unidos está desacelerando em relação à taxa de 2022. Além disso, o mercado de trabalho tem se mostrado surpreendentemente resiliente apesar dos constantes aumentos nas taxas de juros.

    No mês de setembro, o Departamento do Trabalho dos EUA divulgou que havia 1,5 vaga aberta para cada trabalhador disponível no mercado.

    A inflação está atualmente em 3,7% em termos anuais, segundo o último índice de preços de despesas de consumo pessoal utilizado pelo Fed como indicador.

    “O procedimento de diminuição sustentável da inflação para 2% ainda necessita percorrer um extenso trajeto”, afirmou o chefe do Fed, Jerome Powell, em entrevista coletiva após a deliberação do Banco Central dos EUA.

    Powell enfatizou que a instituição financeira central ainda não decidiu a respeito da reunião de dezembro, explicando que “o comitê sempre tomará as ações consideradas apropriadas no momento”.

    Ainda que essa medida de conservação das taxas de juros fosse amplamente prevista pelo mercado, os analistas estão ponderando que o conflito no Oriente Médio poderia ocasionar um novo aumento nos preços internacionais do petróleo, impactando a inflação.

    Alguns especialistas econômicos demonstraram preocupação com a possibilidade de a economia dos Estados Unidos estagnar com a conservação das taxas de juros em patamares elevados por um longo período de tempo.

    Caso ocorra a estagnação da economia americana, a meta de inflação de 2% do Fed se tornaria mais difícil de ser alcançada a longo prazo.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    25 °

    3.147.80.202
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!