quarta-feira, 3 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Fundo Monetário Internacional alerta que conflito em Gaza aumenta a incerteza na economia global

     

    A presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou hoje que a disputa entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas, na Faixa de Gaza, acrescenta “mais incerteza e riscos” às já baixas previsões de crescimento global.

    “A pandemia de covid-19, a intervenção da Rússia na Ucrânia e os desastres climáticos estão se tornando cada vez mais graves. Esses ‘choques’ contribuíram para uma crise do custo de vida que está afetando severamente os pobres, e o conflito de Israel em Gaza adiciona mais incerteza e riscos”, declarou Georgieva no início da conferência Jacques Polak em Washington hoje e amanhã, que reúne economistas e formuladores de políticas.

    “Isso tudo significa que o crescimento global deverá desacelerar este ano e permanecer em torno de 2% nos próximos cinco anos, a previsão de crescimento de médio prazo mais fraca em décadas”, disse Georgieva em uma mensagem de vídeo exibida no evento.

    “Além disso, atualmente é muito difícil reduzir a inflação, os níveis de dívida estão próximos de seus níveis recordes e as taxas de juros permanecerão altas por um período substancial, expondo vulnerabilidades no setor imobiliário e em outros”, acrescentou.

    Nesse contexto, Georgieva afirmou que é crucial que “as políticas monetárias continuem concentradas em reduzir a inflação”.

    “Este é o caminho certo, mas apresenta um risco de efeitos de contágio das economias desenvolvidas para as emergentes e desafios para a estabilidade financeira. Isso tem sido bem gerenciado até agora, mas a vigilância contínua e a agilidade das políticas são essenciais”, afirmou.

    Segundo Georgieva, no atual contexto global, também é imperativo trabalhar para diminuir a fragmentação.

    “As ações internas simplesmente não são suficientes. Precisamos de cooperação no comércio e garantir que os membros mais pobres de nossa comunidade global tenham acesso ao tão necessário financiamento concessional”, declarou.

    Há um mês, durante suas reuniões anuais em Marrakesh, Marrocos, o FMI divulgou sua última atualização das previsões de crescimento global e manteve sua previsão em 3% para este ano, mas a reduziu em um décimo em 2024, para 2,9%.

    As previsões foram feitas antes do início do conflito entre Israel e Hamas e, portanto, ainda não refletem suas consequências.

    Em 25 de outubro, Georgieva participou do fórum “Davos do Deserto” na Arábia Saudita e alertou que já está havendo um impacto econômico “evidente nos vizinhos de Israel devido à guerra na Faixa de Gaza”.

    Na ocasião, ela ressaltou que os vizinhos de Israel dependem fortemente do turismo e que a atual “incerteza” já está afetando o fluxo de visitantes, pois várias embaixadas alertaram sobre os perigos de viajar para a região.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.128.203.182
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!