sábado, 6 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Gravação de Gilmar Mendes sobre o 8 de janeiro se espalha pela internet


    Neste final de semana, ganhou destaque nas mídias digitais um vídeo de 18 de janeiro de 2023, no qual o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comenta a confusão na Praça dos Três Poderes, dez dias antes dos discursos do mais antigo ministro do STF.

    “Claramente, não houve uma tentativa clara, não podemos afirmar que houve um golpe em ação, não existia intenção de tomar o poder”, disse o juiz do STF, durante entrevista ao Jornal 2, da emissora portuguesa RTP2. “O STF, o Palácio do Planalto e parte do Legislativo foram ocupados. Posteriormente, as forças policiais intervieram e esses locais foram esvaziados, no entanto, causaram um grande tumulto, como temos testemunhado e discutido, inclusive, no exterior.”

    Apesar da opinião expressa no ano anterior, Mendes tem condenado os acusados pelo protesto a penas que chegam a 17 anos. O único indivíduo absolvido pelo mais antigo ministro, até o momento, foi o cidadão sem residência fixa Geraldo Silva.

    O ministro Gilmar Mendes, do STF, durante evento na Universidade Presbiteriana Mackenzie – 13/11/2023 | Foto: André Ribeiro/Estadão Conteúdo

    No sábado 16, Mendes concedeu uma entrevista ao portal Brasil 247, onde afirmou que a perdão aos detidos do 8 de janeiro é “inaceitável”. Além disso, de acordo com o ministro mais antigo, os relatos dos ex-líderes das Forças Armadas evidenciam os “planos golpistas” do ex-presidente Jair Bolsonaro, após as eleições de 2022.

    Segundo Mendes, “toda a sociedade brasileira que apoia a democracia esperava e ainda espera pela responsabilização não somente dos responsáveis diretos, o que já vem acontecendo, creio que nesse aspecto as instituições brasileiras têm respondido de forma até mais eficaz do que, por exemplo, os americanos em relação ao seu 6 de janeiro do ano anterior, mas também espera a responsabilização, principalmente, daqueles que arquitetaram toda essa trama e, evidentemente, não faz sentido algum do ponto de vista jurídico, do ponto de vista político, falar em anistia. “Isso deve ser veementemente rejeitado”, afirmou. “É inadmissível cogitar anistia para esses delitos.”

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    14.5 ° C
    17.6 °
    14.5 °
    77 %
    0.5kmh
    0 %
    sáb
    27 °
    dom
    28 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °

    18.119.253.103
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!