segunda-feira, 1 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Lula realiza gesto e designa aliado de Pacheco para função de ministro do TST


    Escolhido pelo presidente Lula (PT) para o TST recebeu o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).| Foto: André Borges/EFE.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) designou nesta terça-feira (30) o advogado mineiro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves para uma posição de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O escolhido ainda necessita passar por avaliação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ser aprovado pelo Senado. Gonçalves possui vínculos com o Prerrogativas, grupo de advogados alinhados a Lula, e contou com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

    Com o posicionamento, o presidente faz uma demonstração a Pacheco em meio a conflitos entre o governo e o Congresso. O embate mais recente com o Senado foi iniciado pela ação do governo contra a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia e de municípios com até 156,7 mil habitantes. Além disso, o escolhido também agrada os aliados de Lula e o PT.

    Gonçalves assumirá a posição deixada pela aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira, que se desligou do tribunal em outubro de 2022. Ele foi um dos nomeados na lista tríplice elaborada pelos atuais ministros do TST para a função. A relação também contava com Adriano Costa Avelino, de Alagoas, e Roseline Rabelo de Jesus Morais, de Sergipe. Avelino era o nome respaldado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

    Em comunicado, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, ressaltou que a “designação de Antônio Fabrício, devido a sua vasta experiência e reconhecido histórico no Direito do Trabalho, é um marco relevante para a continuação da excelência na jurisprudência trabalhista do Brasil”.

    “Seu percurso profissional e sua dedicação ao Direito do Trabalho o tornam um nome notório e apto a contribuir significantemente para o progresso e aprimoramento da justiça trabalhista em nosso país”, afirmou Simonetti.

    O novo ministro do TST foi presidente da OAB-MG de 2016 a 2018. Gonçalves atuou como Conselheiro Federal de 2019 a 2022 e presidiu a Comissão Nacional de Direitos Sociais da OAB Nacional durante esse período. Também foi presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat). Ele atua como advogado trabalhista desde 1993, é mestre em Direito do Trabalho pela PUC-MG e professor da instituição desde 1999.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    67 %
    0kmh
    0 %
    seg
    27 °
    ter
    27 °
    qua
    27 °
    qui
    27 °
    sex
    21 °

    18.118.189.37
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!