domingo, 7 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Manifestação da Guiana: abertos ao diálogo, afirma autoridade

    O presidente da Guiana, Irfaan Ali, compartilhou em seu perfil no X (ex-Twitter) neste sábado (9.dez.2023) que o país está “empenhado na pacificação da região”. Ele ressaltou também que não se opõe a dialogar com a Venezuela.

    A declaração de Irfaan Ali foi feita na plataforma em questão menos de 30 minutos depois de o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, publicar em seu perfil no X (ex-Twitter) que a Guiana e a empresa ExxonMobil precisam “sentar e conversar” com o governo venezuelano.

    A Venezuela também comunicou que optou pela via do diálogo direto com a Guiana, porém as autoridades do país sul-americano revogaram o Acordo de Genebra e “ameaçaram” ceder seu território para uma base militar dos Estados Unidos.

    No dia 3 de dezembro, a Venezuela conduziu um referendo sobre a anexação da região de Essequibo, que representa 2/3 do território da Guiana. Mais de 95% dos eleitores aprovaram a criação de um Estado venezuelano chamado Guiana Essequiba no território que atualmente pertence ao país vizinho, de acordo com o governo Maduro.

    A fala de Maduro também faz menção ao Acordo de Genebra, assinado em 1966. No tratado, o Reino Unido reconhece uma contenda pelo território. No mesmo ano, a Guiana alcançou sua independência e iniciaram as negociações diretas entre os 2 países a respeito da disputa territorial.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    15.5 °
    63 %
    1kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    3.133.114.63
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!