sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Mudanças Climáticas: 12 filmes para ver na internet

    O cinema já retratou diferentes momentos das alterações climáticas. Obras como O Dia Seguinte (2004), Wall-E (2008) e Não Desvie o Olhar (2022) despertaram na audiência a necessidade de estar atento ao que acontece com o meio ambiente. Esses e outros filmes podem ser encontrados no Amazon Prime Video, HBO Max, Netflix, Star+ e outras plataformas. Confira a seguir uma lista de títulos que abordam a crise climática de diferentes maneiras, desde o drama até a comédia.

    1. Interestelar (2014)

    Além de abordar viagens interplanetárias, Interstellar também foca no declínio da Terra como lar para a humanidade. O filme de ficção científica de Christopher Nolan está disponível no HBO Max, onde os atores Matthew McConaughey (Clube de Compras em Dallas), Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada), Jessica Chastain (A Enfermeira Exorcista), Timothée Chalamet (Duna) e Michael Caine (Regras Não Se Aplicam) estão no elenco.

    Depois que uma praga ameaça o futuro da vida humana na Terra, uma equipe de astronautas é convocada para encontrar um novo planeta para chamar de lar. Nesse grupo, está presente o piloto Copper (McConaughey), que precisa deixar sua família para embarcar na exploração. Interstellar possui nota 8,7 no IMDb e aprovação de 73% no Rotten Tomatoes (Certificado Fresco).

    2. Avatar (2009)

    A saga criada por James Cameron usa a exploração planetária característica de histórias de ficção científica para alertar sobre a destruição do meio ambiente e o colonialismo. Nos dois primeiros filmes da franquia, disponíveis no Disney+, o elenco principal é composto por Sam Worthington (Fúria de Titãs), Zoe Saldaña (franquia Guardiões da Galáxia), Stephen Lang (O Homem nas Trevas) Sigourney Weaver (franquia Alien), entre outros.

    No enredo do primeiro filme, o ex-fuzileiro naval Jake Sully (Worthington) assume a vaga do irmão para trabalhar na colonização do planeta Pandora, um lugar rico em minérios preciosos. Quando Jake participa do projeto Avatar, que consiste em usar réplicas de nativos para facilitar a integração, o protagonista se apaixona pela guerreira Neytiri (Saldaña), uma relação que muda a forma de pensar de Jake. No IMDb o longa conseguiu nota 7,8, enquanto no Rotten Tomatoes a marca foi de 82%.

    3. 2012 (2009)

    Quem passou pelo ano de 2012 sobreviveu à previsão apocalíptica do Calendário Maia, que dizia que o mundo iria acabar nesse ano. A catástrofe não aconteceu, mas Hollywood não perdeu a chance de lançar um filme nessa linha. Com direção de Roland Emmerich (Independence Day), 2012 tem no elenco John Cusack (1408), Chiwetel Ejiofor (Filhos da Esperança), Thandiwe Newton (Westworld), Amanda Peet (De Repente é Amor), entre outros. O longa pode ser visto na Netflix.

    Há séculos, a civilização maia previu o fim da Terra no ano de 2012. Quando a humanidade finalmente chegou à data, o planeta apresenta uma série de eventos catastróficos que confirmam a previsão maia. No meio da destruição, o divorciado Jackson Curtis (Cusack) faz de tudo para encontrar uma forma de sobreviver junto com seus filhos pequenos. A real catástrofe veio dos críticos, que avaliou o filme com apenas 39% no Rotten Tomatoes (Selo Podre) e nota 5,8 no IMDb.

    4. Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

    Na franquia Mad Max, criada pelo diretor George Miller (Happy Feet), o apocalipse já começou e o que restou à humanidade foi apenas a sobrevivência no meio da desolação. No quarto filme da saga, o protagonismo está nas mãos de Tom Hardy (Venom). Disponível no HBO Max, o filme ainda tem no elenco Charlize Theron (Escola do Bem e do Mal), Nicholas Hoult (O Menu), Hugh Keays-Byrne (Beleza Adormecida) e Riley Keough (Daisy Jones and the Six).

    Em sua viagem solitária por um mundo devastado, Max encontra um grupo de mulheres fugitivas lideradas pela Imperatriz Furiosa (Theron). Elas eram propriedade de um tirano chamado Immortan Joe (Keays-Byrne), que agora usa seu exército para aprisioná-las de volta. O longa possui nota 8,1 no IMDb e aprovação de 97% no Rotten Tomatoes (Certificado Fresco).

    5. Não Olhe pra Cima (2021)

    Lançado no meio da pandemia do COVID-19, Não Olhe Para Cima viralizou mundialmente ao alertar, de forma cômica, sobre os perigos do negacionismo científico – o mesmo tipo de comportamento que hoje ignora a crise climática. O exclusivo da Netflix, que chegou a ser indicado a quatro categorias do Oscar, é estrelado por Leonardo DiCaprio (Titanic), Jennifer Lawrence (franquia Jogos Vorazes), Cate Blanchett (Tár), Meryl Streep (O Diabo Veste Prada), Jonah Hill (Certas Pessoas), e mais.

    O astrônomo Randall Mindy (DiCaprio) e sua assistente, Kate Dibiasky (Lawrence), descobrem que um cometa gigante está em rota de colisão com a Terra. Ainda que a revelação seja impactante, ela não desperta o devido interesse da imprensa, do mercado e da política. Enquanto Randall e Kate se esforçam para encontrar uma solução, uma onda de negacionismo surge em todo o mundo. O filme também não despertou interesse da crítica, que lhe deu 55% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo “Podre”). Entre o público, a nota é de 7,2 no IMDb.

    6. Wall-E (2008)

    Até mesmo em filmes da Pixar o tema da crise climática já foi abordado. Neste longa vencedor do Oscar de Melhor Animação, a ótica é voltada para o consumo desenfreado e a falta de descarte adequado do lixo, dois problemas que arrasaram com a Terra durante décadas. Sozinho no meio de um lixão, o simpático robô Wall-E descobre junto com uma robô extraterrestre que há chances de salvar a Terra.

    Disponível no Disney+, Wall-E inclui as vozes de Ben Burtt, Elissa Knight (Carros), Jeff Garlin (A Creche do Papai), Fred Willard (Modern Family), Sigourney Weaver (Avatar), Kathy Najimy (Abracadabra) e outros. No IMDb, a animação tem uma classificação de 8,4, enquanto no Rotten Tomatoes a aprovação é de 95% (Certificado Fresco).

    7. A Princesa Mononoke (1997)

    O Studio Ghibli também apresentou ao público uma obra que trata da ecologia em sua trama. Nesta animação dirigida por Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro), conhecemos Ashitaka, um jovem guerreiro amaldiçoado por um demônio criado pelos humanos. Em sua busca por compreender a maldição, ele encontra San, a Princesa Mononoke, uma mulher criada entre lobos que defende sua floresta da destruição causada pelos humanos. Disponível na Netflix, a animação possui nota 8,3 no IMDb e aprovação de 93% no Rotten Tomatoes (Certificado Fresco).

    8. O Bom Dinossauro (2015)

    O Bom Dinossauro é outro filme da Pixar que trata do tema da ecologia, porém é menos conhecido pelo público em comparação com Wall-E. A animação dirigida por Peter Sohn (Universidade Monstros) imagina um mundo onde os dinossauros não foram extintos e vivem lado a lado com os humanos. Nesta realidade, o apatossauro Arlo se separa de sua família após uma tempestade. Ele então faz amizade com o garoto neandertal Spot, que o auxilia a encontrar o caminho de volta para casa.

    O filme conta com as vozes de Jeffrey Wright (Batman), Frances McDormand (Entre Mulheres), Raymond Ochoa (The Big Show Show), Jack Bright, Steve Zahn (Na Sua Casa ou Na Minha), Anna Paquin (True Blood), Sam Elliot (Nasce Uma Estrela) e outros. O longa possui aprovação de 75% no Rotten Tomatoes e classificação de 6,7 no IMDb.

    9. O Dia Depois de Amanhã (2004)

    O Dia Depois de Amanhã imagina o planeta congelado após a chegada de uma nova era glacial. Esta é mais uma obra dirigida por Roland Emmerich que se especializou em filmes de catástrofes em Hollywood. Disponível no Star+, o longa conta com Dennis Quaid (Mundo Estranho), Jake Gyllenhaal (Donnie Darko), Sela Ward (Garota Exemplar), Emmy Rossum (Shameless) e outros.

    O climatologista Jack Hall (Quaid) é desacreditado pelo governo americano após apresentar indícios de que a Terra sofreria grandes mudanças climáticas. A previsão se torna realidade quando enormes inundações atingem grande parte do planeta, as quais posteriormente são congeladas. Neste clima glacial, Hall faz o possível para salvar seu filho Sam (Gyllenhaal) que ficou preso em Nova Iorque. Apesar do alarde, o filme não agradou a crítica, rendendo apenas 45% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo “podre”) e uma classificação de 6,5 no IMDb.

    10. Impacto Profundo (1998)

    Na lista de filmes em que a catástrofe é causada por um cometa, Impacto Profundo é um dos mais lembrados. A obra está disponível para aluguel no Amazon Prime Video e Google Play Filmes por R$ 6,90, e no Apple TV+ por R$ 11,90. O elenco inclui Elijah Wood (franquia Senhor dos Anéis), Morgan Freeman (Operação Lioness), Téa Leoni (Bad Boys), Robert Duvall (O Pálido Olho Azul), Jon Favreau (Homem de Ferro), Téa Leoni (Jurassic Park 3) e outros.

    Um cometa em rota de colisão é avistado pelo estudante de astronomia Leo Biederman (Wood). Ele tenta avisar as autoridades do governo americano, mas é ignorado. Tudo muda quando a história chega às mãos da jornalista Jenny Lerner (Leoni), que pressiona o governo para estabelecer um plano de resgate. A produção possui aprovação de 45% no Rotten Tomatoes (selo “Podre”) e classificação de 6,2 no IMDb.

    11. Armageddon (1998)

    Lançado no mesmo ano que Impacto Profundo, Armageddon é mais um filme de catástrofes em que um cometa é o principal vilão. Mas aqui, o plano de salvação criado pelo diretor e roteirista Michael Bay (franquia Transformers) segue um rumo muito incomum. Disponível no Star+, o longa é estrelado por Bruce Willis (Duro de Matar), Billy Bob Thornton (Fargo), Ben Affleck (A Grande Virada), Liv Tyler (Ad Astra) e outros.

    A NASA descobre que um asteroide do tamanho do estado do Texas está em rota de colisão com a Terra. Para evitar isso, o instituto planeja explodir bombas dentro do corpo do asteroide para desviá-lo de seu curso. Para executar o plano, são chamados perfuradores de petróleo para viajar pelo espaço e salvar a Terra. Famoso entre o público, Armageddon alcançou uma classificação de 6,7 no IMDb. No entanto, entre os críticos, a aprovação foi de 43% (“Podre”) no Rotten Tomatoes.

    12. Uma Verdade Inconveniente (2006)

    Deixando de lado a ficção e adentrando na realidade, o documentário Uma Verdade Inconveniente ressoou globalmente ao abordar as transformações catastróficas que a Terra pode enfrentar devido à negligência ambiental. O documentário está disponível para aluguel no Apple TV+ (R$ 11,90), Amazon Prime Video e Google Play Filmes (ambos por R$ 6,90) e Microsoft (R$ 5,90).

    O filme, dirigido por Davis Guggenheim (Esperando pelo Super-Homem) e com roteiro do ex-vice presidente dos Estados Unidos Al Gore, que também narra o documentário, mostra palestras em que Gore fala sobre o aquecimento global e qual o papel da humanidade em reverter esse problema. O documentário possui uma classificação de 7,4 no IMDb e aprovação de 93% (Certificado Fresco) no Rotten Tomatoes.

    Com informações de Before the Flood, Earth.Org, IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12), Movieweb, Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12)

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    17.5 ° C
    17.5 °
    13.1 °
    63 %
    1kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    22 °

    3.15.5.99
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!