sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Negociação de Mendonça em ação contra privatização da Sabesp é rejeitada

    O PT e o Psol pleiteiam invalidação do decreto do governo de São Paulo que descentraliza os serviços de tratamento de água e esgoto no Estado

    O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça rejeitou a solicitação de medida liminar apresentada pelo PT e pelo Psol em uma ação contra a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

    No requerimento, as siglas buscavam a abolição do decreto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para descentralizar os serviços de tratamento de água e esgoto no Estado. A medida constitui um dos primeiros passos rumo à privatização da empresa. Na visão de Mendonça, a regulamentação está em conformidade com o novo Marco Legal do Saneamento.

    A decisão ainda pode ser revertida mediante análise do plenário do STF (Supremo Tribunal Federal).

    A descentralização transfere a gestão dos serviços de água e esgoto para um tipo de conselho, conhecido como Uraes (Unidades Regionais de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário), que agrega representantes do Estado e dos municípios.

    Com a unificação do controle, a estatal desperta maior interesse das empresas privadas. Devido às concessões, as maiores cidades paulistas possuem cláusulas que preveem o cancelamento de contratos em caso de privatização. Por esse motivo, a medida é considerada o primeiro passo para a privatização.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    18.119.114.74
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!