quarta-feira, 3 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Neymar e Vinicius Jr. retomam parceria na seleção depois 307 dias

    Os dois grandes nomes da seleção brasileira voltarão a operar juntos com a camisa amarela depois de exatos 307 dias e e com uma missão: ampliar a invencibilidade de uma dupla que não perdeu quando escalada uma vez que titular.

    Neymar e Vinicius Jr. são as principais atrações do Brasil que enfrenta a Venezuela nesta quinta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), pela 3ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Será a primeira vez que ambos atuarão juntos com o técnico Fernando Diniz, mas o histórico, embora pequeno, pesa em prol.

    A seleção atuou sete vezes com as duas estrelas escaladas desde o princípio dos jogos, todas sob o comando de Tite (veja as partidas ao término do texto). Foram seis vitórias e um empate, um aproveitamento impressionante de 90,5% e que só não é perfeito justamente por desculpa do último encontro entre eles.

    Em 9 de dezembro, o Brasil caiu nas quartas de final da Copa para a Croácia, em jogo que Neymar e Vinicius Jr. iniciaram, mas não ficaram juntos até o término, pois o planeta do Real Madrid foi substituído no meio do segundo tempo. Neymar marcou para a seleção de Tite na prorrogação, mas o adeus ao sonho do hexa aconteceu nos pênaltis.

    A história poderia ser dissemelhante se Vini Jr. tivesse continuado? Difícil fincar, mas os números mostram que a simples presença da dupla em campo eleva o patamar da seleção brasileira de forma inegável.

    Segundo estatísticas do TruMedia, o Brasil com Neymar e Vinicius Jr. em campo tem:

    • média de 19 chutes por jogo
    • média de 8 chutes certos por jogo
    • média de 7,1 grandes chances criadas por jogo
    • morosidade 41,3 minutos para consignar um gol

    Uma segmento da explicação é que ambos costumam se procurar muito quando estão em campo.

    Nos jogos em que foram titulares, Neymar e Vinicius Jr. trocaram 99 passes entre si, a quinta maior conexão entre jogadores, perdendo somente para lances entre atletas de resguardo uma vez que Thiago Silva e Marquinhos, Danilo e Marquinhos ou Thiago Silva e Danilo (que costumam trocar mais passes no início das construções de jogada).

    O posicionamento tático é outro fator a ser levado em conta. Além de serem os mais habilidosos da seleção, Neymar e Vinicius Jr. gostam de operar pela faixa esquerda do campo. Assim, criam conexões, tabelas e lances entre si que fatalmente viram jogadas de impacto que eles mesmos ou outros finalizam com transe.

    Dados

    É dessa maneira, aliás, que devem ser aproveitados pela novidade percentagem técnica. Na véspera do embate com a Venezuela, Fernando Diniz falou muito em usufruir do que deu perceptível nas mãos de Tite, e esse laço entre as estrelas deve ser um dos exemplos.

    Nos primeiros jogos com o novo treinador, Neymar ganhou totalidade liberdade de movimentação para participar de quase todo o processo criativo. Vinicius não atuou contra Bolívia e Peru, mas a tendência é que seja escalado onde se sente mais confortável, que é descerrado pelo lado esquerdo, uma vez que no Real Madrid.

    “É muito mais difícil responder uma vez que eles não jogariam juntos do que uma vez que eles vão jogar juntos”, falou Diniz, em uma de suas últimas respostas na entrevista coletiva.

    “São dois jogadores de extrema qualidade, que podem resolver a qualquer momento, muito inteligentes, muito hábeis e que se gostam. A gente espera que eles consigam se entender muito muito no jogo de amanhã, uma vez que já se entenderam no treino, e que eles consigam fazer uma grande partida”.

    A esperança de Diniz também é dos torcedores que lotarão a Estádio Pantanal nesta quinta em procura de uma conduta com clarão dos dois grandes nomes da seleção brasileira, que lidera as eliminatórias para a Copa com 100% de aproveitamento.

    Veja a lista de jogos do Brasil com Neymar e Vini Jr. titulares:

    Brasil 1 x 0 Chile – eliminatórias da Copa (2021)

    Brasil 4 x 0 Chile – eliminatórias da Copa (2022)

    Brasil 1 x 0 Japão – amistoso (2022)

    Brasil 3 x 0 Gana – amistoso (2022)

    Brasil 2 x 0 Sérvia – Copa do Mundo (2022)

    Brasil 4 x 1 Coreia do Sul – Copa do Mundo (2022)

    Brasil 1 x 1 Croácia – Copa do Mundo (2022)

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    nuvens dispersas
    24.5 ° C
    24.5 °
    23.1 °
    41 %
    4.6kmh
    40 %
    qua
    25 °
    qui
    26 °
    sex
    27 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °

    3.147.193.164
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!