domingo, 7 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    No idêntico dia, uma assessoria incrementa lavoura de soja e outra diminui


    A colheita 2023/24 de soja permanece uma incógnita. Empresas particulares discordam, e muito, da previsão de produção. Somente nesta sexta-feira (1), duas empresas deram o seu veredicto. E ele não poderia ser mais diferente.

    A StoneX aumentou em 0,8% sua estimativa para a temporada brasileira, de 150,35 para 151,55 milhões de toneladas. Assim, em comparação ao recorde do ano passado, de 157,9 milhões de toneladas, a produção é 4% menor.

    Conforme a assessoria, o ajuste se deve a perspectivas mais otimistas para o rendimento nos estados de Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará e Bahia.

    “Observou-se ao longo das últimas semanas bons volumes de precipitação em grande parte das regiões produtoras de soja, o que beneficiou a condição das plantações, principalmente das plantadas mais tardiamente”, disse a assessoria.

    Porém, a StoneX observa que parte considerável da colheita ainda precisa ser feita e que novas revisões devem ser realizadas.

    Diminuição acentuada

    Enquanto uma assessoria enxerga com otimismo a colheita 23/24, a AgResource Brasil inverte as perspectivas. Para a assessoria, o Brasil deve colher 143,92 milhões de toneladas.

    O número indicado é 3,6% abaixo dos 149,40 milhões de toneladas estimados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o mês de fevereiro. Ao fim das análises, a equipe da empresa acredita que o número da entidade governamental deve fechar entre 140 e 145 milhões de toneladas.

    Com o nível de oscilação do final da produção, as exportações podem ser comprometidas e com isso, o potencial de exportação acima dos 90 MMT não deve ser atingido.

    Exportações de soja

    soja, porto, exportação, embarque, exportações, grãos
    Foto: Ivan Bueno/AnP

    Em decorrência das projeções distintas para a soja brasileira, as duas consultorias divergem, também, a respeito das exportações:

    • A Stonex mantém os embarques em 93 milhões de toneladas e o consumo doméstico em 57,5 milhões de toneladas.
    • Já a AgResource Brasil acredita que as remessas de soja brasileira não devem ultrapassar 90 milhões de toneladas.

    Considerando os números das duas consultorias, a diferença de colheita é de 7,63 milhões de toneladas de soja.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    27.5 ° C
    27.5 °
    27.5 °
    24 %
    2.6kmh
    0 %
    dom
    28 °
    seg
    29 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °

    18.190.239.149
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!