terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    O debatre gigantesco do cochilo: o que a ciência diz sobre o hábito matutino de despertar

     

    Nas fases confusas entre os sonhos e a realidade, quase 60% de nós cedemos à tentação do botão de soneca. Mas por trás desta rotina diária existe um enigma: será que ela realmente nos ajuda a descansar mais, tal como alegamos, ou nos envolve em um estado confuso?

    Um estudo dividido em duas partes publicado no Journal of Sleep Research revela algumas percepções. Estes momentos extras podem beneficiar algumas pessoas, mas o motivo para pressionar o botão e a duração do tempo são importantes.

    Simplificando: há poucos inconvenientes em cochilos curtos

    O primeiro estudo consistiu em uma pesquisa que analisou os hábitos de cochilar de mais de 1.700 adultos. Quase 70% relataram utilizar a função de soneca ou vários alarmes pelo menos algumas vezes, passando em média 22 minutos a mais na cama após o alarme pré-configurado. Estes cochiladores tendiam a ser mais jovens e mais propensos a serem notívagos. Eles também relataram maior sonolência matinal e tempos de sono mais curtos do que aqueles que não cochilavam.

    O segundo estudo testou 31 cochilos habituais em tarefas cognitivas logo após acordarem de uma sessão de cochilo de 30 minutos, comparando com acordar abruptamente e fazer os testes. As descobertas mostraram que o cochilo não teve efeito ou melhorou o desempenho nos testes cognitivos. O cochilo também não afetou diretamente os níveis de hormônios do estresse, a sonolência matinal, o humor ou a estrutura do sono durante a noite.

    “Este estudo demonstra que as pessoas [que-adiam a soneca] não necessariamente se sentem mais bem-dispostos ou estão de melhor ânimo”, afirmou o Dr. Thomas Kilkenny, diretor do Centro de Medicina do Sono do Hospital Universitário Northwell Staten Island, em Nova Iorque, que não participou do estudo, disse. “No entanto, eles conseguem começar o dia de maneira mais rápida.”

    Os pesquisadores concluíram que fazer uma breve pausa não é problemático, desde que não seja excessiva.

    “Os resultados indicam que não há motivo para interromper o período de descanso pela manhã se você gosta, pelo menos não em períodos de sono de aproximadamente 30 minutos”, disse a coautora Tina Sundelin, doutora em psicologia e pesquisadora sênior na Universidade de Estocolmo, onde o estudo foi realizado, disse em comunicado à imprensa. “Na verdade, pode até ajudar aqueles que têm sonolência matinal a ficarem um pouco mais alertas quando se levantam.”

    Por que utilizar a função soneca é importante

    Existem diversas razões pelas quais é difícil acordar no horário programado, como ficar acordado até tarde ou passar a maior parte da noite cuidando de uma criança doente. Esse déficit de sono nos leva a adiar o despertar usando a função soneca.

    O sono insatisfatório tem sido associado a diversos problemas de saúde, incluindo hipertensão, problemas de memória e aumento de peso. No entanto, fazer uma pausa para descansar é uma prática comum para alguns, indicando um sono insuficiente ou um distúrbio do sono.

    Se a utilização da função soneca indica um problema depende do motivo pelo qual as pessoas estão fazendo isso, disse Kilkenny. Aqueles que estão privados de sono sentem-se cansados ao acordar porque não têm um sono de qualidade.

    “Transtornos como privação de sono, apneia noturna, transtorno de movimento periódico dos membros ou até mesmo narcolepsia são condições [que impactam a qualidade do sono]”, observou o Dr. Kilkenny, destacando que indivíduos com dificuldades de ficar acordados devem ser avaliados em relação a distúrbios do sono.

    No entanto, cochilos nem sempre indicam um problema. Alguns se sentem inquietos mesmo após uma noite de sono satisfatória. Eles simplesmente sentem a necessidade de continuar dormindo.

    “Isso é conhecido como inércia do sono”, disse Kilkenny. “Especialmente os jovens podem se sentir grogue ao acordar.”

    Esse grupo usa o recurso de soneca para ganhar mais tempo antes de acordar, acrescentou o Dr. “Estudos mostraram que eles não se sentem necessariamente mais despertos ou até mais felizes, mas têm maior probabilidade de iniciar o dia com uma mente mais clara [após um cochilo]”.

    Outra pesquisa revelou os efeitos prejudiciais do uso excessivo do botão soneca na saúde

    Enquanto um estudo constatou que cochilar pode ser benéfico, outro descobriu que o uso excessivo do botão soneca pode ter efeitos negativos.

    Uma pesquisa recente revelou que utilizar a função de soneca várias vezes pode intensificar o efeito da inércia do sono se você for acordado durante o estágio profundo do sono REM (movimento rápido dos olhos/dream sleep). Ao repetidamente adiar o despertador, aumentam as chances de ser acordado durante essa fase, o que pode deixá-lo ainda mais grogue do que o normal.

    “Parece que algumas pessoas, não importa por quanto tempo durmam, ainda se sentem grogues ao acordar”, disse o Dr. Kilkenny, observando que isso é mais comum em pessoas que se consideram “corujas noturnas”, com uma inclinação natural para dormir mais tarde e acordar durante a tarde.

    A aurora

    A privação constante do sono se tornou um problema relevante nos Estados Unidos, com aproximadamente 50 a 70 milhões de americanos sofrendo de um transtorno do sono e vigília que prejudica o funcionamento diário e impacta negativamente a saúde.

    “Enquanto nos esforçamos para seguir a rotina das 9h às 17h e preencher o restante com a vida familiar e social, negligenciamos a necessidade adequada de tempo para atender às demandas diárias de sono”, disse o Dr. Kilkenny. Especialmente os adultos jovens sacrificam o sono em prol da vida social, agravando o problema, acrescentou.

    Enfrentando a privação de sono

    De acordo com o Hospital Metodista de Houston, as medidas que podemos adotar para diminuir nossa dependência de apertar o botão de soneca quando o alarme toca incluem:

    • Assegurar-nos de que dormimos de sete a nove horas todas as noites.
    • Evitar bebidas alcoólicas e telas antes de dormir.
    • Evitar consumir grandes quantidades de líquidos antes de dormir.
    • Fazer exercícios regularmente.
    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    20.5 ° C
    20.5 °
    16.5 °
    49 %
    3.1kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    27 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.144.19.172
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!