quarta-feira, 3 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    O mercado está apreensivo com a Petrobras


    A hipótese de Aloizio Mercadante suceder Jean Paul Prates no comando da Petrobras tem inquietado os agentes do mercado financeiro. Essa especulação fez o barril de óleo ser negociado acima de US$ 91, nesta sexta-feira, 5. Isso representa o maior valor desde setembro de 2023.

    A eventual chegada do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) à petroleira pode indicar uma mudança mais alinhada ao governo na estatal. 

    Existe o receio, por parte do mercado, de que haja uma imposição “desenvolvimentista” na Petrobras. A substituição na estatal também preocupa devido ao momento de alta no preço do petróleo. Esse cenário pressiona o governo a realizar ajustes no preço dos combustíveis. 

    Os investidores acreditam que, caso Mercadante assuma a estatal, não ocorra um reajuste com a celeridade esperada pelo mercado. 

    Especialistas do mercado financeiro avaliam que o atual presidente do BNDS não deve promover um aumento no preço dos combustíveis nos primeiros dias à frente da Petrobras. Assim, essa responsabilidade recairia sobre Prates, que já está desgastado com o governo. 

    De acordo com o relatório da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), divulgado nesta sexta-feira, a defasagem média da gasolina em relação ao preço internacional atingiu 19%. 

    Apesar disso, a Petrobras ainda não implementou nenhum ajuste nos combustíveis em 2024. O último foi realizado em dezembro de 2023. 

    Petrobras apresentou declínio nos lucros em 2023

    Há uma apreensão de que, caso Mercadante assuma a estatal, não ocorra um reajuste com a agilidade esperada pelo mercado | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

    Conforme divulgado por Oeste em 31 de março, a Petrobras, sob a gestão de Prates, e o BNDS, sob a gestão de Mercadante, registraram um lucro líquido total de R$ 136 bilhões em 2023. Esse resultado evidencia um declínio geral no desempenho em comparação ao ano anterior

    Segundo a diretoria da Petrobras, a queda nos lucros ocorreu devido à desvalorização do petróleo no mercado internacional. A empresa argumenta que o barril do tipo Brent, por exemplo, teve uma redução de 18% em 2023 em comparação com 2022. 

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    13.5 ° C
    13.5 °
    13.5 °
    82 %
    0kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    22 °

    18.222.164.104
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!