terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    O Reino Unido está em uma fase de recessão técnica


    Conforme um recente relatório do Órgão de Estatísticas Nacionais (ONS), a economia do Reino Unido entrou em recessão técnica neste segundo semestre de 2023. Isso se deu devido a uma contração de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do país insular no quarto trimestre, após um encolhimento de 0,1% entre julho e setembro.

    Os especialistas explicam que a expressão recessão técnica é aplicada quando há uma queda na atividade econômica em dois trimestres consecutivos. No ano passado, a economia britânica teve um crescimento de apenas 0,1% em comparação com 2022.

    De acordo com a agência Reuters, o Banco da Inglaterra prevê um leve aumento na produção do país em 2024, porém com um crescimento de apenas 0,25%.

    A recessão técnica indica uma baixa na produtividade no Reino Unido

    O desempenho fraco da economia britânica também ficou aquém das expectativas do mercado financeiro. Economistas consultados pela Reuters previam uma queda de 0,1% no período de outubro a dezembro de 2023.

    Sede do Banco da Inglaterra em 2022 | Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

    O país enfrenta uma estagnação econômica há quase dois anos. No entanto, há uma suposta contradição, pois as recessões no Reino Unido têm se tornado cada vez mais raras à medida que a economia cresce e amadurece.

    A pandemia de covid-19 impactou negativamente a performance econômica do país europeu.

    A situação representa um desafio para o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, que havia se comprometido a impulsionar o crescimento antes da eleição deste ano. Preocupados com a recessão, os investidores aumentaram as apostas em um possível corte nas taxas de juros pelo Banco da Inglaterra em 2024.

    As empresas já não estavam mais iludidas com as dificuldades que enfrentavam, e essas notícias, sem dúvida, vão alertar o governo. O premiê deve usar seu Orçamento, ele tem menos de três semanas para definir um caminho claro para o crescimento das empresas e da economia

    Alex Veitch, diretor da Câmara Britânica de Comércio à Reuters

    O ministro das Finanças do país, Jeremy Hunt, afirmou que há “sinais de que a economia britânica está virando a esquina” e “nós devemos seguir o plano — reduzir os impostos sobre o trabalho e sobre as empresas a fim de construir uma economia mais forte”.

    Leia também

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    20.5 ° C
    20.5 °
    16.5 °
    49 %
    3.1kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    27 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.12.76.241
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!