sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Operação Aditya-L1 | Nave indiana alcança órbita solar


    A nave da missão Aditya-L1 da Índia conseguiu entrar com sucesso na órbita do Sol, quatro meses após seu lançamento. Seu propósito é investigar a coroa, a camada mais externa da atmosfera solar, e sua influência no clima espacial.

    Lançada em um foguete PSLV-XL na plataforma do Centro Espacial Satish Dhawan, a sonda viajou cerca de 1,5 milhões de quilômetros para chegar ao Ponto Lagrange 1 — um local entre o Sol e a Terra que neutraliza as forças gravitacionais de ambos os corpos.

    Dentre suas cargas úteis, a Aditya-L1 levou consigo um espectrômetro, um telescópio para captura de imagens na luz ultravioleta e um dispositivo para analisar as partículas do vento solar. Cada um desses instrumentos será utilizado para diferentes estudos.

    Prosseguir após a publicidade

    Uma das pesquisas a serem realizadas é a análise de campos magnéticos na região da coroa. Os cientistas obterão dados valiosos para compreender as dinâmicas dos fenômenos que contribuem para o enigmático aquecimento da atmosfera de nossa estrela.

    A temperatura da coroa é um dos principais focos de estudo sobre o Sol nas últimas décadas. Por algum motivo ainda não esclarecido, a atmosfera solar superior é muito mais quente do que o próprio núcleo da estrela, alcançando impressionantes 2.000 ºC.

    Prosseguir após a publicidade

    Por essa razão, as expectativas da sonda indiana são elevadas, apesar de já existirem outras missões orbitando o Sol com objetivos semelhantes. O presidente da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) afirmou que a Aditya-L1 terá pelo menos cinco anos de vida útil.

    O sucesso ao alcançar a órbita solar segue outra conquista recente da Índia: o pouso no polo sul da Lua com a missão Chandrayaan-3. Neste momento, a ISRO está preparando outros projetos, como a missão espacial tripulada Ganganyaan, com lançamento previsto para 2025, e o lançamento de uma sonda para estudar Vênus.

    Fonte: Aljazeera

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    18.222.162.0
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!