terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Operação da Polícia Federal combate contrabando de carnes em Foz do Iguaçu

    O Departamento Nacional de Pecuária e Agricultura (DNPA), com auxílio da Polícia Federal (PF), conduziu mais uma Investida Ruram do Programa de Atenção à Defesa Agropecuária de Fronteiras Internacionais (Vafrinteira) para reprimir a prática ilegal de introdução de carnes na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

    Na ação, foram inspecionados dois estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal e vegetal. Em um dos estabelecimentos, foi constatado o armazenamento, manipulação e comercialização de produtos de origem animal (carnes bovina, de ovinos, caprinos, aves e camarão) de procedência desconhecida, embalados com rótulos falsificados e sem as informações obrigatórias, como datas de fabricação, validade e número do lote.

    No mesmo local, também foi identificada uma fábrica de embutidos sem registro na Secretaria de Agricultura de Foz do Iguaçu e com o certificado sanitário vencido desde abril de 2023.

    Além da identificação de produtos cárneos nacionais em condições precárias de armazenamento, sem registro e em desacordo com as características mínimas de qualidade, também foram encontradas grande quantidade de carne contrabandeada da Argentina sem a documentação de importação, manipuladas e fracionadas no estabelecimento.

    Aproximadamente 1,8 toneladas de produtos cárneos irregulares foram apreendidos no local, ocasionando um prejuízo ao infrator no valor de R$ 109 mil reais. Os rótulos falsificados utilizados nos produtos foram recolhidos pelos fiscais agropecuários.

    “O comércio ilegal de produtos de origem animal, além de prejudicar os produtores e a agroindústria nacional, também possibilita a entrada de doenças estrangeiras nos rebanhos brasileiros, podendo colocar em risco a saúde da população, por não atender aos requisitos sanitários e de segurança alimentar exigidos na importação regular, devendo ser eliminados de acordo com a legislação em vigor”, explica o auditor fiscal federal agropecuário, Michael Lise.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    18.219.147.48
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!