sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Pequim registrou o dezembro mais gélido nos últimos 72 anos

    O ano de 2023 foi considerado o mais ardente na história recente do planeta. Só que isso nem de longe significa que todas as regiões estiveram igualmente quentes e se mantiveram assim ao longo das quatro estações. É o que o prova o caso da China, já que Pequim enfrentou o inverno mais severo no mês de dezembro desde 1951, quando as medições começaram.

    Por muitos dias ao longo do mês passado, as temperaturas em Pequim estiveram abaixo dos -10 ºC. Por causa das massas de ar gelado que se deslocavam do Ártico para o Sul, foram registradas também fortes nevascas. Em algumas áreas do Norte e do Nordeste da China, os termômetros chegaram a -40 ºC.

    O curioso é que, no mesmo ano, Pequim também bateu recordes em relação ao calor. Por causa das ondas de calor, a capital da China chegou a registrar temperaturas de 40 ºC por dois dias consecutivos em junho, o que também foi inédito por lá.

    Frio extremo na China

    Segundo dados do Observatório do Clima da China, Pequim registrou mais de 300 horas em que as temperaturas permaneceram abaixo de zero — isso equivale a 12 dias e meio com temperaturas congelantes. É o tempo mais longo já registrado no mês de dezembro desde que os registros foram iniciados, há 72 anos. Além disso, foram nove dias seguidos com a temperatura abaixo de -10 ºC.

    Em consequência do frio extremo, inúmeras atividades foram suspensas na China. Por exemplo, os serviços de transporte e viagens foram afetados por causa das nevascas. O fornecimento de energia térmica também foi impactado. Só que, no começo deste ano na China, as temperaturas subiram e, em muitos locais, não era mais negativa.

    Onda de frio no mundo

    Nas últimas semanas, o frio não se concentrou apenas na China. Na verdade, o Norte do Japão registrou intensas nevascas e alertas de risco por causa da neve foram emitidos. Nas províncias de Gifu e Hokkaido, o acúmulo de neve chegou a 1 metro.

    Desde o começo deste ano, a Europa tem enfrentando o frio severo, especialmente nos países nórdicos. Na quarta-feira (3), os termômetros da Suécia registraram uma temperatura congelante de -43,6 °C. Esta é a temperatura mais fria já registrada no país durante o mês de janeiro desde 1999. Por lá, o frio ainda não terminou.

    Fonte: The Guardian, BBC e Reuters  

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    17.5 ° C
    17.5 °
    13.1 °
    63 %
    1kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    22 °

    13.59.76.213
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!