terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Petrobras deseja reativar fábrica de adubos que possui prejuízo acumulado de R$ 3,5 bilhões


    Uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é reinstaurar a Petrobras no ramo de adubos. O primeiro plano apresentado pela administração petista, entretanto, suscitou incertezas no conselho e na diretoria da estatal.

    O objetivo é reabrir a empresa Araucária Nitrogenados SA (Ansa), após quatro anos fechada. A Ansa registra um prejuízo de R$ 3,5 bilhões desde a aquisição pela petrolífera, em 2013.

    A empresa obteve lucro em apenas três dos últimos 11 anos. Em 2015, quando estava sob gestão da estatal, e em 2021 e 2022, quando já havia suspendido as atividades.

    O então presidente da Petrobras em 2020, Roberto Castello Branco, tentou vender a Ansa para a empresa russa Acron. A negociação não obteve sucesso. “Todo ano gerava prejuízo”, afirmou Branco.

    A diretoria da Petrobras aprovou a reabertura há duas semanas. Não foram divulgadas informações sobre a viabilidade financeira do acordo.

    A proposta de reativação das atividades da Ansa já estava em andamento sob a liderança do ex-presidente da estatal Jean Paul Prates. O executivo foi dispensado por Lula em 14 de maio de 2024 por “demorar na entrega das promessas para o Brasil”.

    A decisão foi tomada como primeiro ato da sucessora de Prates, Magda Chambriard. A ação foi criticada por três diretores e acionistas minoritários.

    Petrobras se pronuncia

    O periódico Folha de S.Paulo entrou em contato com a Petrobras para compreender o motivo da retomada das atividades da empresa, paralisadas há quatro anos.

    A estatal argumentou que a decisão foi embasada em estudos de viabilidade econômica e que a reativação é lucrativa para a empresa. Segundo a estatal, o setor de adubos possui grande demanda no país e é estrategicamente importante para a Petrobras. O investimento possibilitaria a diversificação dos negócios e a integração da cadeia do gás natural.

    Fontes da empresa afirmam que a Ansa utiliza um resíduo da Refinaria Presidente Getúlio Vargas como matéria-prima. O material não teria valor no mercado, informaram. A comercialização estaria contribuindo para melhorar o lucro da refinaria.

    Leia mais:

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.17.174.234
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!