[ad_1]
Uma situação controversa marcou o início da partida entre Botafogo e LDU, nesta quarta-feira (8), no Estádio Nilton Santos, pela 4ª rodada da etapa de grupos da CONMEBOL Libertadores. Após mais de dez minutos de interrupção, o gol da equipe equatoriana foi anulado por impedimento de Estrada durante o ocorrido.
No momento em questão, Luiz Henrique perdeu a posse da bola na região defensiva, Estupiña passou para Jhojan Julio, que fez um cruzamento na área. Arce acertou a trave. Em seguida, Estrada aproveitou a confusão dentro da área e marcou com um toque sutil de calcanhar para as redes.
O árbitro de vídeo foi solicitado e as marcações foram feitas para examinar o lance. Ao longo do longo intervalo, o árbitro Darío Herrera se dirigiu ao monitor do VAR para analisar as imagens. A decisão final só foi tomada com a ajuda do assistente Ezequiel Brailovsky.
O jogo permaneceu paralisado por mais de 10 minutos até que o gol fosse desconsiderado. E segundo Renata Ruel, comentarista de arbitragem da ESPN, o árbitro agiu corretamente ao não validar o gol devido ao fato de ser um lance enquadrado na regra 11 do futebol: a de impedimento.
No ponto de vista da comentarista ESPN, os toques dos jogadores do Botafogo não caracterizaram uma nova ação. Com isso, na hora do gol, Estrada estava em posição de impedimento devido à sua localização no momento inicial da jogada.
Confira acima toda a controvérsia e abaixo a explicação completa da comentarista Renata Ruel:
“A grande questão é: a bola bate e rebate nos jogadores do Botafogo. Antes de marcar o gol, o jogador volta a tocar na bola, o que o coloca em posição de impedimento. (A situação em que a bola toca nos jogadores do Botafogo) É considerada apenas uma desvio, não uma nova ação, por isso é caracterizado como impedimento. Considero como desvio, não uma ação intencional. Antes de marcar, o jogador participa ativamente da jogada. O árbitro deve ter plena compreensão da regra 11 do impedimento. Quando não consegue decidir, ele pode chamar o assistente para revisar o VAR”.
Próximos confrontos do Botafogo:
[ad_2]