terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Processadores de alta performance da Intel estão congelando durante a execução de jogos


    Falhas em unidades de processamento ao executar programas como jogos não são tão frequentes quanto falhas em placas de vídeo em vários PCs. Entretanto, diversos usuários de processadores como os Intel Core i9-13900K têm reportado travamentos em jogos. O erro exibido está relacionado à escassez de memória de vídeo, mas aparentemente a verdadeira causa é outra.

    Ainda não há um padrão claro para a falha, porém é especulado que ela ocorre em jogos com grande quantidade de carregamento de shaders, inclusive em títulos recentes como Alan Wake 2, Hogwarts Legacy e The Last of Us Part 1. Além de muitos usuários serem afetados, funcionários de websites como o Tom’s Hardware e o Wccftech também enfrentaram o problema.

    Vale ressaltar que algumas desenvolvedoras de jogos, como a Gearbox e a Fatshark, disponibilizaram páginas de suporte para resolver esses problemas nos jogos Remnant 2 e Vermintide 2, respectivamente. Embora essa assistência não tenha resultando na solução definitiva, é fortemente indicativo de que o problema não está limitado a um jogo específico e também afeta processadores Intel Core i7-13700K.

    Restrição de consumo pode ser a solução

    Ao procurar a NVIDIA para solucionar a situação, a empresa revelou a um usuário que, apesar do erro estar relacionado à VRAM, ele ocorre devido a um problema nos processadores Intel de 13ª geração. Uma das recomendações foi reduzir a frequência da CPU em 200 MHz, o que, apesar de possivelmente resolver o problema, certamente reduzirá o desempenho da máquina.

    Uma das soluções encontradas para solucionar os travamentos envolve modificações na BIOS do sistema. Por padrão, o i9-13900K apresenta um consumo máximo de 253 W, porém pode atingir até 300 W quando a placa-mãe permite esse limite. Muitas placas-mãe oferecem um ajuste automático para o consumo de energia da CPU e o site constatou que a placa-mãe do computador afetado permitia mais de 4.000 W e 4.000 amperes.

    Desabilitar esse ajuste automático e configurar manualmente valores de até 300 W para o consumo energético da CPU pode e deve resolver o erro de VRAM nos jogos. Além disso, realizar técnicas de undervolt ou overclock pode auxiliar nesse processo, mas a redução ou ajuste nos limites de consumo parecem ser o método mais eficaz.

    É importante observar que essa não é uma solução oficial, pois a Intel ainda não se pronunciou sobre o caso. Embora afete principalmente os processadores de 13ª geração, há relatos do erro em computadores com modelos avançados da 14ª geração.

    Fonte: Tom’s Hardware

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    18.119.132.161
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!