sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Quando o TikTok foi fundado? Veja 6 curiosidades sobre a rede social

     

    O TikTok, app disponível para Android e iPhone (iOS), é atualmente uma das plataformas mais populares no mundo. A plataforma, criada na China com o nome Douyin, registra cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês, de acordo com estatísticas fornecidas pela própria empresa. No entanto, muitos usuários desconhecem o fato de que a mídia social uniu-se em 2017 com o Musical.ly, após aquisição da concorrente em uma negociação bilionária. Confira a seguir, essas e outras curiosidades sobre o TikTok.

    A corporação chinesa de tecnologia ByteDance criou inicialmente o app com o nome “Douyin”, em setembro de 2016. Na ocasião, Zhang Yiming, então CEO e fundador da companhia, foi o cérebro por detrás da criação da nova plataforma. No entanto, foi apenas um ano depois, em setembro de 2017, que a rede social foi lançada internacionalmente, já com o nome TikTok. Antes mesmo de sua expansão internacional, o app atingiu, apenas na China, 100 milhões de downloads, em seu primeiro ano de vida.

    O Musical.ly é um app lançado em 2014, que se popularizou pelo compartilhamento de dublagens de curtos vídeos virais feitos pelos próprios usuários. O então Douyin surgia na China com uma proposta parecida, o que os tornavam rivais. Para solucionar o problema, em 2017 a ByteDance anunciou a compra da Musical.ly Inc. por cerca de US$ 1 bilhão. As duas redes sociais uniram-se e foram lançadas internacionalmente sob o nome TikTok.

    Mesmo com a alteração de marca e de proprietário, é importante frisar que o TikTok só recebeu esse nome fora da China, que até hoje mantém o app sob o nome Douyin. No país de origem, o app possui as mesmas funções, mas atrai um público um pouco mais maduro, com usuários que vão desde crianças até adultos de meia-idade.

    Mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês

    Nos últimos anos, o TikTok alcançou números expressivos. Somente em março de 2020, o app foi baixado quase 115 milhões de vezes. Já no ano de 2021, superou o Instagram em número de downloads — foram 656 milhões em todo o mundo. Ao todo, desde o seu lançamento, o app somou mais de 3,5 bilhões de downloads, e conta hoje com uma base mensal de 1,5 bilhão de usuários. Se unidos com o Douyin, o número ultrapassa 2 bilhões.

    O TikTok é a 6ª plataforma de mídia social mais popular do mundo, tornando-se o app mais baixado de 2022 (571 milhões de downloads). A principal faixa etária que utiliza a plataforma é entre 18 e 34 anos, correspondendo a 49,3% dos usuários de acordo com uma pesquisa publicada na Startup Talky.

    O banimento na Índia

    Com presença em 157 nações, o TikTok foi proibido na Índia, um dos países mais populares do mundo. Antes da proibição em 2020, o TikTok foi baixado mais de 611 milhões de vezes na Índia, representando cerca de 30% do total de downloads globais.

    Entretanto, em 29 de junho de 2020, o Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia bloqueou o aplicativo por questões de segurança pública – os dois países estavam passando por crises diplomáticas na época. Outros aplicativos chineses também foram impactados sob a mesma justificativa, levando a ByteDance a encerrar suas operações econômicas na Índia.

    O Brasil em segundo lugar no uso do TikTok

    O TikTok é atualmente a sexta plataforma de mídia social mais popular do mundo e alcançou esse feito em tempo recorde. O Brasil desempenha um papel significativo nesse número: com mais de 200 milhões de habitantes, é o segundo país que mais utiliza a rede social no mundo, ficando atrás apenas da China.

    Os dados consideram a porcentagem da população de cada país que utiliza o aplicativo, de acordo com uma pesquisa da Statista (uma plataforma online alemã especializada em coleta e visualização de dados), realizada entre 1.600 e 4.500 adultos por país, em 56 países diferentes em 2021. Os resultados indicam que 72% dos chineses estão ativos na rede social, seguidos por 40% dos brasileiros e 37% dos mexicanos. Os Estados Unidos ocupam a sexta posição no ranking, com 24%.

    Quem é o brasileiro mais seguido no TikTok?

    Com 37,5 milhões de seguidores, a influencer e empresária Virginia Fonseca (@virginiafonseca) possui o perfil brasileiro mais seguido no TikTok. A influenciadora ganhou popularidade após seus vídeos de dança viralizarem na plataforma. Além disso, o conteúdo com seu marido, o cantor sertanejo Zé Felipe, também agrada aos fãs do casal.

    O Brasil, um grande consumidor de conteúdo da rede social, possui um top 10 diversificado entre os perfis mais seguidos do TikTok. Confira:

    • Virginia Fonseca (@virginiafonseca): 37,5M
    • Cleyton Silva Santos (@spider_slack): 36,8M
    • Benji Krol (@benjikrol): 34,1M
    • Neymar (@neymarjr): 31,6M
    • Tirullipa (@tirullipa): 31M
    • Rebeca Barreto (@beca): 30,3M
    • Vanessa Lopes (@vanessalopesr): 30,1M
    • Larissa Manoela (@larissamanoela): 29,5M
    • Iran Ferreira (@luvadepedreiro): 25,5M
    • Mari Maria (@marimariamakeup): 25,2M.
    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    3.144.3.129
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!