sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Receita Federal disponibiliza acesso a lote extra de devolução do Imposto de Renda

    Uma nova consulta à devolução do Imposto de Renda Pessoa Física foi aberta pela Receita Federal nesta quinta-feira, 22.

    O pagamento está previsto para a quinta-feira da semana que vem, dia 29, para mais de 208 mil contribuintes. Os lotes residuais destinam-se aos contribuintes que regularizaram suas pendências com a Receita. Neste lote, o montante das devoluções ultrapassa R$ 304,1 milhões.

    Do valor total, R$ 208,9 milhões serão direcionados a contribuintes com prioridade. Ou seja, 3,1 mil contribuintes idosos acima de 80 anos; 25 mil entre 60 e 79 anos; 3,3 mil contribuintes com alguma limitação física ou mental ou enfermidade grave; e 6,7 mil cuja principal fonte de renda seja o magistério.

    Além deles, 80 mil contribuintes sem prioridade legal também receberão nesse lote, por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a devolução por meio do Pix. Adicionalmente, 88 mil contribuintes não prioritários foram contemplados.

    Como efetuar a consulta no site da Receita Federal

    Para verificar se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e em seguida em “Consultar a Devolução”. Em seguida, será solicitado o preenchimento do CPF, da data de nascimento e do ano de exercício (no caso, 2023).

    Também é viável realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

    Caso o contribuinte não conste na lista da devolução residual, é necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

    Como resgatar os valores

    Os valores da devolução são pagos diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração do Imposto de Renda, de forma direta ou por meio da chave Pix. Caso o crédito não seja efetuado por algum motivo, como a desativação da conta, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

    Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores em seu nome, por meio do Portal BB ou da Central de Relacionamento BB. Os telefones são: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).

    Se o contribuinte não resgatar o valor da devolução no prazo de um ano, é necessário solicitar o valor pelo Portal e-CAC, por meio do menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Meu Imposto de Renda”. Posteriormente, deve-se clicar no campo “Solicitar devolução não resgatada na rede bancária”.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    3.15.25.183
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!