terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Reestatizar refinaria Petrobras é tiro contra próprio pé, Refina Brasil adverte

     

    O chefe da Associação Brasileira dos Refinadores Particulares (Refina Brasil), Evaristo Pinheiro, reprovou o procedimento de “reestatização” pela Petrobras da refinaria Lubnor, encontrada no Ceará. Segundo ele, a revogação da venda do patrimônio para a Grepar Associações Ltda representa “uma ação prejudicial” por parte da petrolífera.

    O porta-voz da Refina Brasil abordou o tema neste dia de quarta-feira, 29. A afirmação foi feita no mesmo dia em que representantes do governo Lula se encontram em Riad, na Arábia Saudita, em busca de investimentos para o país.

    “A Petrobras se valeu de uma condição que ela mesma não honrou para invalidar o contrato”, afirmou Pinheiro, acerca da estratégia da empresa para anular a venda da Lubnor à iniciativa privada. “A indicação do governo brasileiro é muito negativa, especialmente nesse momento em que está em Riad buscando investimentos.”

    Alienação da refinaria da Petrobras ocorreu no governo Bolsonaro

    A alienação da refinaria se realizou no ano passado, sob o governo de Jair Bolsonaro, por US$ 34 milhões. A Grepar adiantou 10% desse montante. A associação também investiu em estudos prévios à aquisição.

    Segundo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, outras anulações podem surgir. “O que não está firmado pode ser reavaliado.”

    A Grepar apelou, sem êxito

    A Grepar recorreu à Secretaria do Patrimônio da União, mas não obteve sucesso. Segundo Pinheiro, “foi uma comunicação desastrosa, nem sequer deram resposta” à empresa.

    Consoante Pinheiro, recorrer à Justiça seria ineficaz. Para ele, a batalha da Grepar com a estatal “seria desequilibrada”. No entanto, ele advertiu que, para estabelecer um ambiente concorrencial no Brasil, o governo federal deveria reexaminar essa postura de “reestatizar” a refinaria nordestina.

    “A Petrobras está praticando abuso de poder, e agora vai ao Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] pedir para revisar o TCC [Termo de Cessação de Conduta] que a obrigava a vender mais refinarias”, afirmou Pinheiro. “A Petrobras não vai conseguir fazer tudo, e o nosso mercado de derivados é deficitário, precisamos contar com o setor privado.”

     

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    18.217.122.208
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!