sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Repórter da GloboNews se desculpa com ministro do governo Lula por manifestar apoio a Israel

    O repórter Jorge Pontual, da GloboNews, apresentou desculpas ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, por afirmar o direito de Israel de se defender do grupo terrorista Hamas. A emissora divulgou a retratação neste sábado, 4.

    “Reconheço que não me expressei adequadamente”, disse Pontual, no Instagram, referindo-se ao comentário que fez na sexta-feira 3, durante o programa Em Pauta, sobre o incidente em que as Forças de Defesa de Israel (FDI) atacaram terroristas em ambulâncias. “Muitos interpretaram como apoio.”

    No mesmo post, o repórter afirmou que ninguém possui informações precisas sobre o que ocorre no Oriente Médio. “Apenas uma coisa é certa: os palestinos de Gaza estão vivendo uma tragédia, com muitas mortes de civis, o que lamento profundamente”, observou. “Peço desculpas por não ter deixado isso claro.”

    Ao final da nota, o repórter mencionou o perfil de Pimenta.

    A razão da controversa

    No último dia, Israel bombardeou uma ambulância perto do Hospital Shifa, no norte da Faixa de Gaza. Segundo as FDI, o veículo estava sendo utilizado por terroristas do Hamas. As forças israelenses usaram uma aeronave para atingir os extremistas islâmicos.

    “Informações indicam que o Hamas utiliza ambulâncias para transportar agentes terroristas e armas”, informaram as FDI.

    De acordo com o Ministério de Saúde em Gaza, controlado pelo Hamas, dezenas de palestinos foram mortos e feridos como resultado do ataque. As vítimas gravemente feridas precisaram ser transferidas para o sul de Gaza e, em seguida, para o Egito.

    “Ressaltamos que essa região de Gaza é uma zona de guerra”, publicaram as Forças de Defesa de Israel, no Twitter/X. “Os civis são repetidamente orientados a evacuar para o sul, visando sua própria segurança.”

    A presença de sangue nos veículos de ambulância na entrada do hospital Al-Shifa em Gaza causou comoção. ISIS de Israel pic.twitter.com/8AXQoT2zrl

    — عبدالفتاح جماجم (@risty100) 3 de novembro de 2023

    O que disse Pontual?

    O repórter trouxe à tona o fato de o veículo estar sob o controle dos terroristas. “Israel havia alertado que, se houvesse membros do Hamas na ambulância, eles seriam atacados”, disse. “E foi exatamente o que aconteceu.”

    Pontual também mencionou a cobertura da mídia sobre o incidente, que criticou a ação das Forças de Defesa de Israel.

    “Houve uma grande repercussão internacional: Israel ataca hospital; Israel ataca ambulâncias; Israel cometeu mais um crime de guerra”, disse Pontual, ao comentar sobre as manchetes. “No entanto, é um direito de Israel atacar terroristas do Hamas. Se eles estivessem na ambulância, infelizmente, era isso que Israel tinha que fazer: mirar em seus inimigos.”

    Ao final do comentário, o repórter ressaltou que esse caso destaca a dificuldade da imprensa em analisar o conflito. “Ambas as partes têm narrativas contraditórias e Israel acredita estar certo”, concluiu.

    A crítica de Pimenta

    O ministro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “inaceitável”, “vergonhoso” e “aterrorizante” o comentário do repórter.

    No Twitter/X, Pimenta afirmou que Pontual “tem se destacado por uma atitude manipuladora e covarde em relação à guerra no Oriente Médio”. Ele acusou o repórter de estar justificando “atrocidades, genocídio e a morte indiscriminada de milhares de crianças e inocentes”.

    “Palestinos”

    É inaceitável. É vergonhoso. É assustador. Comentarista da Globo News, Jorge Pontual, vem se notabilizando por uma postura manipuladora e covarde sobre a guerra no Oriente Médio. Uma coisa é condenar os atos terroristas, a morte e os sequestros de civis israelenses, outra é… pic.twitter.com/D4KAGxpX30

    — Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) November 4, 2023

    Após o pedido de desculpas de Pontual, o também repórter Caio Blinder expressou solidariedade ao colega. “Não cabe a uma autoridade governamental condenar a declaração de um comentarista”, ressaltou.

    Jorge Pontual é comentarista. Ele comenta. Deve ter liberdade de expressão. Vi agora que pediu desculpas por seu comentário. Minha solidariedade foi ao seu trabalho. Não cabe a uma autoridade governamental condenar a declaração de um comentarista. Paulo Pimenta ainda deve desculpas

    — Caio Blinder (@caioblinder) November 4, 2023

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    25 °

    3.138.67.95
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!