terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Repouso inadequado provoca toxicidade no cérebro; Saiba como aprimorar a qualidade do descanso | adormecer | dormir durante a noite | ter um sono reparador


    Reportagem traduzida e ajustada do inglês, originalmente publicada pela sede americana do Epoch Times.

    Se você se percebe saindo da cama cambaleando todas as manhãs, mesmo tendo descansado oito horas completas, seu corpo pode estar tentando transmitir algo. Uma noite mal dormida causa estragos em seu organismo de maneiras imperceptíveis.

    Embora buscar mais descanso pareça a solução evidente, uma recente pesquisa revela que a chave para se sentir revigorado e bem descansado pode realmente estar em como você passa suas horas acordado.

    Descanso insatisfatório resulta no acúmulo de “resíduos metabólicos”

    “Dormir bem” pode se referir a medidas objetivas do descanso baseadas na atividade elétrica do cérebro durante os ciclos de sono, que englobam sono leve, sono profundo e REM — ou sono dos sonhos —, afirmou o Dr. John Saito, porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM), ao The Epoch Times.

    Se algum estágio do ciclo do sono for perturbado ou ausente, os especialistas em sono considerarão objetivamente como descanso de má qualidade, frisou ele.

    Para ressaltar a importância de cada fase do ciclo do sono, o Dr. Saito comparou o processo de repouso restaurador a rodar uma máquina de lavar. “Quanto tempo leva para completar uma lavagem depende de múltiplos fatores, incluindo o tamanho da carga, o nível da água e a capacidade da máquina”, explicou ele. “Portanto, não é surpresa que possa demandar mais tempo e múltiplos ciclos para limpar por completo um casaco fortemente sujo em comparação com uma peça de roupa íntima levemente suja.”

    Caso o processo de limpeza do cérebro (que ocorre durante o sono) seja abreviado, ele não conseguirá eliminar de forma eficaz todos os produtos metabólicos residuais que se acumulam durante as horas de vigília, de acordo com o Dr. Saito. Isso resulta no acúmulo de subprodutos metabólicos nocivos no cérebro. Como consequência, sintomas fisiológicos relacionados à ausência de sono ou privação de sono emergem devido ao acúmulo desses resíduos prejudiciais que o cérebro não consegue eliminar adequadamente.

    Os resíduos metabólicos acumulados referem-se a subprodutos gerados durante o metabolismo celular que o corpo precisa excretar. Esses resíduos incluem dióxido de carbono, ureia, amônia e ácido láctico. Se não forem devidamente eliminados, podem se acumular nos tecidos e órgãos, podendo resultar em problemas de saúde.

    Como resultado, sintomas fisiológicos relacionados à ausência de sono ou privação de sono emergem devido ao acúmulo desses resíduos prejudiciais que o cérebro não consegue eliminar adequadamente.

    “Assim como a máquina de lavar, o sono representa o momento ideal para livrar o cérebro de produtos metabólicos residuais que se acumularam durante a vigília e um período para descansar e recuperar o cérebro e o corpo”, acrescentou ele.

    Descanso fragmentado é tão prejudicial quanto insônia: Especialista

    É crucial compreender que precisamos desfrutar de um repouso de qualidade suficiente para funcionar de forma ótima, afirmou o Dr. Thomas Kilkenny, diretor do Instituto de Medicina do Sono do Hospital Universitário de Staten Island, ao The Epoch Times.

    “Muito ‘mau descanso’ não nos favorece”, destacou ele. Determinadas condições, como a apneia obstrutiva do sono, podem fragmentar e diminuir a função restauradora do sono. “Oito horas de repouso fragmentado podem ser equivalentes a quatro horas de sono de qualidade”, alertou, ressaltando que é fácil acumularuma “dívida de repouso”.

    A falta de sono é a escassez de repouso acumulada que surge quando alguém rotineiramente não consegue obter a quantidade ou qualidade de sono que seu corpo necessita. Esse déficit de repouso adequado pode acarretar em diversos impactos negativos no organismo e na saúde como um todo, incluindo diminuição da função imune, prejuízo na função física e cognitiva e aumento do risco de doenças crônicas.

    “Precisamos ter em mente que as durações desses intervalos não podem ser analisadas separadamente”, afirmou o Dr. Kilkenny. Aumentar o tempo dedicado a uma atividade implica em reduzir o tempo dedicado a outra, logo, encontrar o equilíbrio adequado entre todas as atividades é fundamental para um repouso de qualidade.

    Para um repouso de qualidade, exercício supera mais horas de sono

    Se acordar se sentindo mal descansado é algo comum, aumentar a atividade física pode apresentar uma solução.

    Normalmente, os especialistas em repouso recomendam uma série de diretrizes de “higiene do repouso” para pessoas que buscam ter uma boa noite de repouso. Essas diretrizes incluem recomendações como evitar ingerir alimentos antes de dormir, evitar estímulos antes de dormir, manter o quarto fresco e relaxar em um ambiente pouco iluminado antes de tentar dormir.

    “Essas orientações são altamente eficazes”, afirmou o Dr. Kilkenny. No entanto, “precisamos compreender que o repouso não pode ser visto como algo isolado do restante do dia”. Ao invés disso, devemos perceber que o repouso faz parte de um ciclo de 24 horas, havendo “inúmeras interações” entre a atividade diurna e a qualidade de nosso repouso, observou ele.

    Um estudo recente divulgado na Saúde do Sono analisou os padrões de repouso de mais de 1.100 crianças e quase 1.400 adultos. Os pesquisadores constataram que aqueles que se engajavam em níveis mais elevados de atividade física moderada a vigorosa experimentavam melhor qualidade de repouso, menor fadiga e menos distúrbios do sono.

    O estudo também observou que simplesmente reservar mais tempo para dormir não necessariamente resultava em uma noite mais tranquila. No entanto, o aumento da atividade física estava correlacionado positivamente com a melhoria

    © Direito Autoral. Todos os Direitos Reservados ao Epoch Times em Português 2011-2018

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.147.205.220
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!