sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Respondendo a Seul, Coreia do Norte desiste de pacto militar

    Coreia do Sul suspenderam partes do combinado após Pyongyang declarar ter lançado satélite espião

    Anunciou-se na quinta-feira (23.nov.2023) que a Coreia do Norte abandonará o entendimento militar firmado com a Coreia do Sul em 2018, com a finalidade de reduzir as tensões na península coreana. A ação surgiu depois de Seul ter interrompido porções do documento que restringiam os sul-coreanos de acentuar a observação militar ao longo da fronteira.

    A medida da Coreia do Sul foi tomada após Pyongyang afirmar ter lançado com êxito um satélite de reconhecimento militar na terça-feira (21.nov). Em comunicado divulgado pela agência de notícias estatal KCNA, o Ministério da Defesa Nacional norte-coreano disse que os sul-coreanos “ficaram extremamente exaltados” com o lançamento.

    Segundo a Coreia do Norte, o “Acordo Militar Norte-Sul de 19 de setembro foi há muito reduzido a mera papelada” por causa “dos movimentos propositais e provocativos” de Seul.

    “O ato imprudente do inimigo de nulificar de forma súbita alguns tópicos do pacto militar em razão do recente lançamento do satélite de reconhecimento da Coreia do Norte é uma expressão vívida da sua hostilidade para com a Coreia do Norte”, lê-se no comunicado. “De agora em diante, nosso Exército nunca mais estará ligado ao Acordo Militar Norte-Sul de 19 de setembro”, acrescenta.

    A Coreia do Norte declarou que irá fortalecer suas Forças Armadas “em todas as esferas, incluindo terrestre, marítima e aérea” e implementar linhas de defesa na fronteira.

    LANÇAMENTO

    De acordo com a KCNA, “o lançamento de satélites de reconhecimento é um direito legítimo da Coreia do Norte para reforçar as suas capacidades autodefensivas”. O lançamento, supervisionado pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, “dará um contributo significativo” no aumento da capacidade do país em se preparar para uma “guerra” causada por “perigosos movimentos militares dos inimigos”.

    Kim esteve na quarta-feira (22.nov) na Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial da Coreia do Norte para “conhecer” as operações do satélite de reconhecimento militar em órbita. A missão de reconhecimento do “Malligyong-1” deve começar formalmente em 1º de dezembro, depois de “um processo de ajuste fino de 7 a 10 dias”, afirmou a agência.

    “Kim Jong-un disse que este é um grande acontecimento no desenvolvimento das Forças Armadas da República [da Coreia do Norte] e no enfrentamento de uma nova situação militar na região”, completou.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    3.144.3.129
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!