sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Rogério Carvalho é indicado como relator da CPI da Braskem; Renúncia de Calheiros à comissão


    A CPI da Braskem teve início nesta quarta-feira (21) no Senado Federal para investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da empresa em relação ao colapso de minas de sal-gema em Maceió, capital de Alagoas.

    O senador Omar Aziz (PSD-AM) preside o colegiado, e o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) é o vice-presidente. A escolha do relator causou divergências entre os senadores, levando ao adiamento da reunião prevista para a manhã.

    A disputa pela relatoria envolveu o senador Rogério Carvalho (PT-PE) e Renan Calheiros (MDB-AL). No entanto, Omar Aziz selecionou Carvalho devido à sua imparcialidade, uma vez que Calheiros foi presidente da antiga estatal Salgema, antes de a empresa ser privatizada e tornar-se Braskem nos anos 1990.

    Calheiros, pai do ex-governador de Alagoas, Renan Filho (MDB-AL), foi criticado por Rodrigo Cunha, que o acusou de “conceder licenças” para a exploração da Braskem durante oito anos.

    Ao designar Rogério Carvalho, Aziz solicitou a compreensão de Calheiros, proponente da CPI e interessado na relatoria. Aziz disse a Renan: “Compreendo sua preocupação com o estado, sei que Vossa Excelência tem o interesse de investigar a fundo e deve contribuir como membro desta CPI”.

    Diante da recusa na relatoria, Calheiros renunciou ao cargo na comissão, agradecendo o apoio dos 45 senadores que endossaram o pedido de criação da CPI. Lamentando não ter sido escolhido como relator, ele afirmou que o povo de Alagoas e de Maceió “foi vítima de um crime premeditado”.

    Calheiros enfatizou que um relator do estado teria maior legitimidade para atuar na CPI. “Eu teria ainda mais legitimidade para defender os interesses do Estado. Respeito Rogério, é um amigo, mas não vou aceitar, pois esta decisão é prejudicial aos interesses do estado. Mesmo tendo proposto a CPI e obtido as assinaturas, estou deixando esta comissão exatamente em respeito à decisão de Omar, por discordar da designação para a relatoria”, declarou o parlamentar.

    O iminente colapso de uma mina de sal-gema da Braskem em Maceió (AL) foi o que acelerou o andamento da CPI da Braskem no Senado e gerou confronto entre os dois principais políticos alagoanos que disputam poder e influência no Congresso: Arthur Lira e Renan Calheiros.

    *Com informações da Agência Senado

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    3.145.82.224
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!