terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Satélite captura imagens de sonda inativa da NASA em Marte


    Desde 2006, a nave espacial Orbitador de Reconhecimento de Marte (MRO), da NASA, vem analisando a superfície de Marte. Recentemente, o dispositivo fez uma nova foto da sonda InSight, aposentada pela agência espacial norte-americana em 2022. 

    A foto foi compartilhada no X (antigo Twitter), e o objeto aparece bem pequeno, podendo ser facilmente confundido com uma cratera ou irregularidade no solo.

    “Ao analisar o local de pouso do InSight ao longo do tempo, os cientistas podem observar a rapidez com que a poeira se acumula, o que auxilia na estimativa da idade de outras alterações na superfície”, diz a publicação.

    Destaque da sonda InSight em Marte

    O Olhar Digital selecionou 10 momentos relevante do curto (mas intenso e produtivo) período de funcionamento da InSight (sigla em inglês para “Exploração do Interior com Recursos para Investigação Sísmica, Geodésia e Transferência de Calor) no Planeta Vermelho.

    1- Aterrissagem transmitida ao vivo

    A sonda InSight (sigla em inglês para “Exploração de Interiores usando Investigação Sísmica, Geodésia e Transferência de Calor”) chegou a Marte em 26 de novembro de 2018, pouco mais de seis meses após ser lançada a bordo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA).

    Assim como o lançamento, a aterrissagem foi transmitida ao vivo pela NASA, com o orbitador Odyssey mostrando o módulo se aproximando do planeta, por volta das 17h50 (horário de Brasília), abrindo seus paraquedas (para diminuir a velocidade e suavizar o impacto) e tocando a superfície marciana alguns minutos depois. A partir daí, InSight iniciou quatro anos e um mês de atividades cruciais para a ciência planetária.

    2- Primeira imagem enviada para a Terra

    Horas depois do pouso, a sonda enviou a primeira imagem capturada do Planeta Vermelho para a Terra: uma porção da Elysium Planitia, região próxima ao equador marciano escolhida como local de aterrissagem entre 22 áreas possíveis.

    A primeira imagem que a sonda Insight enviou à Terra mostra a planície Elysium Planitia, local de aterrissagem do equipamento em Marte. Créditos: NASA/JPL-Caltech

    3- Primeiro abalo sísmico registrado em Marte

    O módulo possui quatro instrumentos científicos, incluindo um conjunto extremamente sensível de sismômetros, projetado para registrar e caracterizar os terremotos marcianos – denominados pelos cientistas de martemotos.

    Cinco meses após sua chegada em Marte, a sonda capturou o primeiro dos mais de 1.300 tremores que viria a registrar no planeta. O feito foi compartilhadono Perfil Oficial da missão.

    4- Revelação de um campo magnético 10 vezes mais intenso que o previsto

    No mês de março de 2020, a sonda InSight fez uma descoberta fascinante sobre Marte: ela identificou um campo magnético 10 vezes mais robusto do que o anticipado pelos pesquisadores. 

    O achado, divulgado na revista científica Nature Geosciences, contribuiu para esclarecer algumas das principais incógnitas acerca da origem de Marte e sua subsequente evolução.

    5- A dimensão do núcleo de Marte

    Um dos principais feitos da sonda InSight, sem dúvidas, foi revelar o tamanho do núcleo de Marte, transformando-o no único planeta do Sistema Solar, além da Terra, a ter sua parte mais interna mensurada.

    Graças às informações obtidas pelo lander, os cientistas constataram que o núcleo de nosso vizinho é maior e menos denso do que se supunha.

    O módulo indicou que o raio do núcleo marciano varia de 1.810 a 1.860 quilômetros – aproximadamente a metade do tamanho do núcleo terrestre. A sonda também acusou que, além do ferro e do enxofre, o interior de Marte também abriga elementos mais leves – podendo conter, inclusive, oxigênio (o que está sendo analisado pela NASA).

    6- Vibrações dos abalos sísmicos revelam a estrutura do subsolo marciano

    Enquanto os sismômetros da sonda InSight estavam ocupados detectando as vibrações sísmicas do planeta, um outro equipamento registrava, com precisão e nitidez, os ruídos sísmicos: o sismógrafo.

    A atuação conjunta desses instrumentos era vital, uma vez que a detecção dos tremores isoladamente, embora fornecesse uma visão geral das partes internas mais profundas de Marte, não conseguia captar pequenos detalhes, como a aparência da camada imediatamente abaixo da superfície.

    Portanto, para avaliar a geologia local, era necessário analisar os sons de fundo dos terremotos que são constantemente capturados pela sonda.

    O que se constatou foi que mais próximo da superfície, o solo de Marte é composto por poeira e fragmentos de rocha gerados por impactos. Essa camada parece ter apenas 1,5 metros de espessura, embora os pesquisadores alertem que os dados têm imprecisões.

    A três metros abaixo da superfície, parece existir uma camada de rocha vulcânica, formada por grandes erupções no passado remoto do planeta.

    Nessa camada de material subsequente, com cerca de 30 a 80 metros, os sinais sísmicos se movem lentamente. Por esse motivo, os pesquisadores inferiram que é provável que essa camada seja de rocha sedimentar. Abaixo dela estão outros depósitos vulcânicos.

    E todo esse conhecimento só foi possível adquirir com a excelente atuação da sonda InSight.

    7- O início do fim

    Após três anos e dois meses em operação em Marte, em janeiro deste ano o lander começou a apresentar sinais de fragilidade, uma vez que sua energia estava diminuindo gradualmente devido ao acúmulo de poeira em seus painéis solares.

    A situação piorou após vários episódios de tempestades de poeira no planeta, o que chegou a colocar a sonda em modo de segurança, visando poupar energia.

    8- Amanhecer em Marte

    Em qual lugar você estava quando viu o mais esplêndido amanhecer de sua vida? Seja qual for sua resposta, certamente nenhum lugar seria mais distinto e único do que… outro planeta! E, graças à sonda InSight, agora temos a chance de contemplar o nascer do Sol em Marte.

    Ainda nos últimos meses de sua missão, o equipamento conseguiu capturar imagens impressionantes do nascer do Sol no Planeta Vermelho. Essas imagens, em conjunto, são animadas e oferecem uma ideia de como as manhãs começam em nosso vizinho.

    9- Maior tremor sísmico já registrado fora da Terra

    No mês de maio deste ano, a sonda InSight detectou um tremor sísmico que atingiu a escala 5 de intensidade, o que configura o mais intenso já observado não apenas em Marte mas em qualquer outra localidade além do planeta Terra.

    Para os critérios terrenos, um terremoto de magnitude 5 não seria algo de grande impacto. Aqui, abalos dessa intensidade acontecem aproximadamente meio milhão de vezes por ano e raramente resultam em danos mais sérios além de objetos caindo das prateleiras ou janelas se quebrando.

    No entanto, uma vez que Marte é geologicamente muito mais tranquilo que a Terra, tremores marcianos com magnitude 5 são extremamente poderosos – e isso era justamente o que os criadores do módulo InSight esperavam testemunhar quando lançaram a sonda.

    10- Vibrações ocasionadas por meteoritos

    A sonda InSight representa um marco no estudo de Marte, especialmente por revelar, a cada coleta de dados, que o planeta é muito mais ativo geologicamente do que se imaginava.

    No entanto, não foram somente tremores de solo causados pela própria atividade sísmica marciana que o lander conseguiu captar. Ele também conseguiu registrar vibrações provenientes de impactos de meteoritos.

    E além de identificá-los, a sonda também conseguiu gravar o som dessas colisões, como demonstra o vídeo abaixo.

    Publicações e reações
    se (OD.IDPublicação) OD.InicializaçãoReações();
    // Rolagem/Precaução
    OD.posiçãoCorpo();
    // Galerias
    //OD.prepararGalerias();
    // Executar retornos carregados
    para (i=0; i {
    var blocoGaleria = (
    e.target &&
    e.target.tagName &&
    e.target.tagName.toLowerCase() == ‘img’ &&
    e.target.closest(‘.bloco-galeria-WordPress’)
    );
    return !!blocoGaleria && window.OD.ativarGaleria(blocoGaleria);
    }, true);
    },
    ativarGaleria: function(blocoGaleria) {
    se (blocoGaleria.getAttribute(‘data-iniciada’) != ‘sim’) {
    blocoGaleria.setAttribute(‘data-iniciada’, ‘sim’);
    blocoGaleria.galeria = window.OD.criarGaleria(blocoGaleria);
    }
    blocoGaleria.galeria.ovl.classList.add(‘mostrar’);
    },
    criarGaleria: function(galeria) {
    var galeria = {
    ovl:document.createElement(‘div’),
    cnt:document.createElement(‘div’),
    stg:document.createElement(‘div’),
    thb:document.createElement(‘div’),
    }, index = 0;
    galeria.ovl.appendChild(galeria.cnt);
    galeria.cnt.appendChild(galeria.stg);
    galeria.cnt.appendChild(galeria.thb);
    galeria.ovl.classList.add(‘sobreposição-galeria’);
    galeria.cnt.classList.add(‘container-galeria’);
    galeria.stg.classList.add(‘etapa-galeria’);
    galeria.thb.classList.add(‘miniaturas-galeria’);
    galeria.querySelectorAll(‘.item-galeria-blocos img’).forEach(img => {
    var e = document.createElement(‘div’);
    img.setAttribute(‘data-item’, ++index);
    e.classList.add(‘img-galeria’);
    e.appendChild(img.cloneNode());
    galeria.stg.appendChild(e);
    galeria.thb.appendChild(e.cloneNode(true));
    });
    document.body.appendChild(galeria.ovl);
    return galeria;
    },
    // Precaução
    posiçãoCorpo: function() {
    return (window.pageYOffset==0 ? 0 : window.pageYOffset/OD.tamanhoCorpo());
    },
    tamanhoCorpo: function() {
    return document.body.offsetHeight-window.innerHeight;
    },
    posiçãoCorpo: function() {
    se (OD.IDPublicação && !OD.comentáriosOK){
    se (OD.estáNaViewport(OD.widgetEsconderComentários())) OD.inicializarComentários();
    }
    se (!OD.webAbertoOK){
    se (!OD.widgetWebAberto()) {
    OD.webAbertoOK = true;
    } senão {
    // Na viewport, rolagem > .5, 15s ?
    se (OD.estáNaViewport(OD.widgetWebAberto())) OD.inicializarWebAberto();
    senão se (OD.tamanhoCorpo() > 1600 && OD.posiçãoCorpo() >= .5) OD.inicializarWebAberto();
    senão se (OD.tempoWebAberto !== true) {OD.tempoWebAberto = true; window.setTimeout(function(){OD.inicializarWebAberto();}, 15000);}
    }
    }

    },
    // Precaução:Comentários
    widgetEsconderComentários: function(){
    se (!OD._widgetEsconderComentários) OD._widgetEsconderComentários = OD.e(‘esconderComentários’);
    return OD._widgetEsconderComentários;
    },
    widgetComentários: function(){
    se (!OD._widgetComentários) OD._widgetComentários = OD.e(‘publicaçãoComentários’);
    return OD._widgetComentários;
    },
    inicializarComentários: function(){
    var script, head = document.head;
    OD.comentáriosOK = true;
    script = document.createElement(“script”);
    script.setAttribute(“src”, ”
    script.setAttribute(“async”, “false”);
    script.setAttribute(“onload”, “FB.XFBML.parse();”);
    head.insertBefore(script, head.firstElementChild);
    },
    // Precaução:webAberto
    widgetWebAberto: function(){
    return false;
    se (!OD._widgetWebAberto) OD._widgetWebAberto = OD.e(‘widgetWebAberto’);
    return OD._widgetWebAberto;
    },
    inicializarWebAberto: function(){
    se (OD.webAbertoOK === true) return;
    OD.webAbertoOK = true;
    // 3º tag
    !function (e, f, u, i) {
    se (!document.getElementById(i)){e.async = 1; e.src = u; e.setAttribute(‘data-spotim-module’, ‘spotim-launcher’); e.id = i;f.parentNode.insertBefore(e, f);}
    }(document.createElement(‘script’), document.getElementsByTagName(‘script’)[0], ‘//launcher.spot.im/spot/sp_ScWcqqRz’, ‘scriptWebAberto’);
    se(window.performance && typeof window.performance.mark == ‘function’) {window.performance.mark(‘webAberto_Prfmrk’);}
    },
    // Ajax
    getJSON: function(url, dados, sucesso, erro, completo){
    sucesso = sucesso||function(){};
    OD.getHTML(url, dados, function(respostaTexto){
    sucesso(JSON.parse(xhr.responseText));
    }, erro, completo);
    },
    getHTML:function(url,dados, êxito, falha, completo) {
    var requisicao = new XMLHttpRequest(),
    serializar = function(obj){
    var p, str=[];
    for (p in obj) {
    if (!obj.hasOwnProperty(p)) continue;
    str.push(encodeURIComponent(p) + “=” + encodeURIComponent(obj[p]));
    }
    return str.join(“&”);
    };
    requisicao.withCredentials = true;
    êxito = êxito || function() {};
    completo = completo || function() {};
    falha = falha || function() {}
    requisicao.onreadystatechange = function() {
    if (requisicao.readyState != 4) return;
    if (requisicao.status == 200) êxito(requisicao.responseText);
    else falha(requisicao.status, requisicao.responseText);
    completo();
    }
    requisicao.open(‘GET’, url+’&’+serializar(dados),true);
    requisicao.send();
    },
    // Util
    e: function(id){
    return document.getElementById(id);
    },
    estáNaVisualização: function(elemento){
    var retangulo, topo, base;
    if (!elemento) return false;
    retangulo=elemento.getBoundingClientRect();
    topo=retangulo.top;
    base=retangulo.bottom;
    return (topo>=0 && base<=window.innerHeight); }, alternarClasse: function(id, nomeClasse){ var e = OD.e(id); if (e.classList.contains(nomeClasse)) {e.classList.remove(nomeClasse); return false;} else {e.classList.add(nomeClasse); return true;} }, alternarBusca: function(){ if (OD.alternarClasse('mainSearch', 'show')) OD.e('mainSearchInput').focus(); }, pegarParâmetroUrl: function(nome) { var url = window.location.href.split('?'), vars, upar, i; url.shift(); vars = unescape(url.join('?')).split('&'); for (i = 0; i < vars.length; i++) { upar = vars[i].split('='); if (upar[0] === nome) { if (upar[1] === undefined) return ''; return upar[1].replace(/+/g, ' '); } } return ''; }, // Atualização configurarAtualizacaoPágina: function(){ var segundos = parseInt(OD.e('body').getAttribute('dados-atualizacao'), 10); if (segundos<=0) return; window.setTimeout(function(){location.reload();}, Math.max(30,segundos)*1000); }, // Comportamentos alvoLinkPopup: function(e){ var caminho=e.path||e.composedPath(), link=false, i, w=600, h=600,l,t,coords=""; if (!caminho) return; for (i=0; i0 && l>0) coords=”,top=”+t+’,’+’left=”+l+”,screenY=’+t+’,screenX=’+l;
    window.open(link.getAttribute(‘href’),’popup’,a=”width=”+w+’,height=”+h+coords+”,resizable=yes,scrollbars=yes,status=yes,menubar=no’);
    return false;
    }
    },
    // Cookies
    definirCookie: function(nome, valor, expira) {
    var data = new Date(), expira;
    data.setTime(data.getTime() + (expira*1000));
    expira = (expira>0 ? “;expires=”+ data.toUTCString() : ”);
    document.cookie = nome+”=”+valor+expira+”;path=/”;
    },
    pegarCookie: function(nome) {
    var cnome = nome+”=”, i, c
    cookieDecodificado = decodeURIComponent(document.cookie),
    ca = cookieDecodificado.split(‘;’);
    for (i=0; i‘;
    } senão {
    alvo.innerHTML = ‘

    ////////////////////////////////////////////////
    // OpenWeb
    ////////////////////////////////////////////////
    /*
    window.OD.addOnLoad(function(){
    // Apenas matérias
    se (!OD.postID) volte;
    // Callbacks
    window.openWeb_onNewUnseen = function(count) {
    var e = document.getElementById(‘openWebBellBadge’);
    se (e){e.innerText = count; e.setAttribute(‘data-unseen’, (count>0 ? ‘sim’ : ‘não’));}
    }
    window.openWeb_openNotifications = function(){
    var payload = {postId: OD.postID, instanceId: “EmbeddedNotifications”};
    se (typeof window.__OW_OPEN_NOTIFICATIONS__ === ‘function’) {
    window.__OW_OPEN_NOTIFICATIONS__(payload);
    window.openWeb_onNewUnseen(0);
    volte;
    }
    document.addEventListener(‘ow-notifications-sdk-ready’, function() {
    window.__OW_OPEN_NOTIFICATIONS__(payload);
    window.openWeb_onNewUnseen(0);
    });
    // clicado mas não carregado, carregar agora se disponível
    window.OD.openWebInit();
    };
    // Iniciar
    se (typeof window.__OW_SUBSCRIBE_TO_NOTIFICATIONS__ === ‘function’) {
    window.__OW_SUBSCRIBE_TO_NOTIFICATIONS__(OD.postID, window.openWeb_onNewUnseen);
    volte;
    }
    document.addEventListener(‘ow-notifications-sdk-ready’, function(){
    window.__OW_SUBSCRIBE_TO_NOTIFICATIONS__(OD.postID, window.openWeb_onNewUnseen);
    });
    });
    */

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.12.136.191
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!