terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Secretário afirma que Enem não será cancelado mesmo após divulgação da prova

    O secretário Camilo Santana, da Educação, confirmou nesta segunda-feira (6) que o exame do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano não será anulado, mesmo após fotos da prova terem sido compartilhadas nas redes sociais no domingo (5). A possibilidade de cancelar o exame foi descartada no mesmo dia pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palacios, depois que o governo requisitou a intervenção da Polícia Federal para investigar a suposta divulgação.

    Conforme Santana, a prova realizada no primeiro final de semana do exame teve “incidentes isolados” que estão sendo apurados, e duas diligências foram conduzidas para identificar os responsáveis pelas publicações. No mínimo 15 pessoas já foram detidas devido a esse vazamento e a outros incidentes, além de outras quatro mil foram desclassificadas.

    “De forma alguma”, declarou o secretário ao ser indagado durante uma coletiva de imprensa pela manhã no Palácio do Planalto. “Consideramos que foi um dia positivo na realização da primeira etapa do Enem”, acrescentou. A segunda fase do Enem será aplicada no próximo domingo (12).

    Camilo Santana também afirmou que a PF “continua investigando e conduzindo as diligências necessárias para identificar qualquer tipo de irregularidade”. As duas diligências conduzidas pela autoridade ocorreram no estado de Pernambuco e no Distrito Federal.

    O Inep informou que as primeiras fotos dos cadernos de provas foram encontradas nas redes sociais logo após o fechamento dos portões, às 13h. No entanto, o órgão evitou mencionar o vazamento do conteúdo. Uma das fotos dizia respeito à redação, que teve como tema “Desafios para combater a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

    O instituto não revelou quantas fotos das provas foram identificadas nas redes sociais, nem como elas foram obtidas. Entre as regras para a aplicação das provas está a proibição de que os estudantes levem celulares ou dispositivos eletrônicos aos locais de aplicação das provas.

    Pelo menos duas ocorrências de divulgação das provas já foram registradas desde a criação do Enem. Em 2009, houve o roubo do conteúdo na gráfica e, em 2012, cerca de 60 candidatos foram eliminados do exame por compartilharem fotos das questões.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    18.189.192.19
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!