domingo, 7 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Senado aprova ressarcimento a Estados por perda de receita com ICMS

     

    O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira, 4, o projeto que autoriza uma ressarcimento de R$ 26,9 bilhões da União aos Estados e ao Região Federal.

    Essa ressarcimento se refere à perda de receita das unidades da Federação com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), decorrente da desoneração de combustíveis. A aprovação contou com 63 votos em prol, dois contrários e duas abstenções.

    O projeto, relatado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), já havia sido ratificado anteriormente na Delegação de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. No plenário, foi votado em regime de urgência, depois de um conciliação costurado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O texto agora segue para a sanção presidencial.

    De conciliação com Rêgo, “o projeto apresenta uma proposta bastante sumarento, visando a lastrar as relações financeiras entre a União e os Estados”.

    O senador diz ainda que o texto garante “uma ressarcimento justa e necessária para os entes federativos, em face da redução de arrecadação do ICMS, decorrente das alterações legais preconizadas por legislação anterior”.

    Além de permitir a ressarcimento, a proposta prevê transferências para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e para o Fundo de Participação dos Estados (FPE), com o intuito de restaurar as perdas de 2023 em relação a 2022.

    O projeto, de iniciativa do Poder Executivo, surgiu uma vez que resultado de um conciliação entre o governo federalista e os Estados, depois de vários deles conseguirem liminares no Supremo Tribunal Federal (STF). A Galanteio determinou o pagamento de compensações maiores do que as previstas na Lei Complementar 194, de 2022.

    Essa lei considerou combustíveis, gás oriundo, robustez elétrica, comunicações e transporte coletivo uma vez que bens e serviços essenciais, proibindo a emprego de alíquotas superiores à alíquota padrão do ICMS (17% ou 18%).

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    19.5 ° C
    19.5 °
    19.5 °
    49 %
    1kmh
    0 %
    seg
    29 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    52.15.199.109
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!