quarta-feira, 3 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Snapdragon Summit tem primeiro dia nervoso com foco em PCs e IA

     

    A Qualcomm realizou nesta terça-feira (24) seu evento de rombo do Snapdragon Summit 2023, onde apresentou o espantoso Snapdragon X Escol, confirmou alguns detalhes do Snapdragon 8 Gen 3 e dos chips de áudio Qualcomm S7 e S7 Pro, e ainda comentou sobre os planos de unificar diversas categorias de produtos sob um mesmo ecossistema chamado de Snapdragon Seamless.

    Snapdragon Summit 2023

    Além da apresentação principal feita em boa seção pelo CEO e presidente Cristiano Amon, tivemos algumas demos que nos dão uma teoria melhor do que esperar dos novos componentes, muito como a apresentação de benchmarks feitos em notebooks de referência que indicam uma performance que até mesmo superou as expectativas da própria Qualcomm para seu mais novo chip focado em PCs. E é sobre isso que falaremos nos próximos parágrafos.

    Snapdragon 8 Gen AI?

    A própria Qualcomm brincou durante o vídeo de apresentação do Snapdragon 8 Gen 3 que o dispositivo poderia ser chamado de “Snapdragon 8 Gen AI”, tamanho o foco oferecido em Perceptibilidade Sintético na nova geração de sua plataforma mobile.

    Indo muito além dos números — onde tivemos um aumento de 98% na performance da NPU —, o novo chip traz de forma nativa várias funcionalidades que podem ser aproveitadas pelas fabricantes de celulares em seus produtos, incluindo edição de vídeos com remoção de objetos, modo noturno para vídeos, processamento de iluminação global em jogos e processamento sítio dos mais variados modelos de IA — com o Stable Diffusion gerando imagens em 0,6 segundo, por exemplo.

    O uso de IA ainda auxilia na eficiência energética e, mesmo com 30% a mais de desempenho em CPU e 25% em GPU, o Snapdragon 8 Gen 3 está mais econômico que seu predecessor, aprendendo com o usuário e trabalhando de forma proativa para reduzir o consumo e melhorar a performance com foco no que realmente importa para cada um.

    Ainda teremos mais detalhes sobre o Snapdragon 8 Gen 3 no segundo dia do Snapdragon Summit, mas o que vimos até cá indica que os usuários de celulares top de traço de 2024 estarão muito assistidos — porém a grande revolução deve permanecer mesmo para o evento do ano que vem, quando será apresentado o primeiro chip mobile com núcleos Oryon.

    A Xiaomi subiu ao palco para mostrar o Xiaomi 14, que será o primeiro celular mercantil com o novo Snapdragon 8 Gen 3. O presidente da companhia se mostrou entusiasmado com as capacidades do chip, afirmando que a Xiaomi usará toda a capacidade da NPU para gerar casos de uso com IA realmente impressionantes, com redução de até 20% no consumo de virilidade. Ele também seria ótimo para jogos, rodando Genshin Impact a quase 60 fps enquanto mantém a temperatura em somente 43,2°C.

    Snapdragon X Elite: estreia de peso dos núcleos Oryon

    O Snapdragon 8 Gen 3 teve seu espaço, mas a grande estrela do primeiro dia do Snapdragon Summit foi a estreia dos núcleos Oryon. Anunciados na edição de 2022 da conferência, os núcleos são os primeiros a trazer tecnologia desenvolvida pela Nuvia — startup adquirida pela Qualcomm em 2021 por US$ 1,4 bilhão.

    O Snapdragon X Escol chega com “a melhor CPU para computação traste” — palavras da própria Qualcomm —, oferecendo performance superior a rivais de peso como Apple M2 Max, Intel Core i9-13980HX, Intel Core i7-1360P e Intel Core i7-1355U. A economia em consumo chega a incríveis 70%, enquanto o lucro em performance pode chegar a 2x, segundo a empresa.

    Se o núcleo Oryon impressiona, a GPU integrada também não fica para trás, conseguindo enfrentar modelos como o Intel Core i7-13800H e o Ryzen 9-7940HS com até 2x de lucro em performance com até 80% de economia de virilidade.

    Ou seja, a Qualcomm promete entregar a melhor plataforma para PCs em consumo e performance, incluindo não somente rivais do mundo ARM como as soluções da Apple mas também chips entusiastas de Intel e AMD projetados em x86, reconhecidamente poderosos.

    Assim como no Snapdragon 8 Gen 3, tivemos ainda um grande foco em Perceptibilidade Sintético, com promessa de 75 TOPS de performance no Snapdragon X Escol, o que na prática significa que o chip será capaz de mourejar com modelos pesados de processamento de IA, indo desde IA generativa para imagens e textos até funções focadas em chamadas de vídeo, edição de imagens e muito mais.

    Segundo a Qualcomm, o Snapdragon X Escol é harmonizável com vários modelos populares de IA para processamento sítio, incluindo Llama 2 da Meta, Stable Diffusion e Whisper, além de soluções de Microsoft, Google e diversas companhias chinesas.

    O elefante na sala chamado Windows on ARM

    Chamou atenção neste primeiro dia de Snapdragon Summit a preocupação da Qualcomm em deixar simples para todos que está trabalhando de forma bastante intensa com a Microsoft para tornar a experiência do Windows on ARM mais fixo e otimizada — o grande calcanhar de Aquiles do sistema até cá.

    Vimos mais de uma vez executivos da dona do Windows subindo ao palco para falar sobre a colaboração entre ambas, com a chegada de apps da Microsoft rodando de forma nativa em plataformas ARM e grandes evoluções em emulação para que programas ainda baseados em x86 possam ser executados de forma mais eficiente.

    Fabricantes de PCs como Lenovo e HP endossaram o coro, afirmando que o novo chip da Qualcomm será capaz de revolucionar a experiência dos usuários com novas possibilidades de design, ótima performance e bateria “que dura por dias”. Isso, porém, é alguma coisa que vamos precisar esperar para ver na prática, o que ainda não foi verosímil neste primeiro dia de evento.

    Tivemos somente uma demo voltada para os PCs com Snapdragon X Escol até cá, onde um notebook é usado para editar fotos e vídeos feitos com um smartphone que usa chip da Qualcomm. O processo aconteceu de forma oriundo e fluida, como era de se esperar, não chegando a ser alguma coisa que possa definir um parâmetro de conferência com os chips citados pela Qualcomm no evento.

    Snapdragon Seamless e Qualcomm S7

    Por término, tivemos também algumas demonstrações do Snapdragon Seamless, proposta da Qualcomm para um ecossistema conectado entre celulares, smartwatches, óculos VR/AR e PCs. A teoria é oferecer alguma coisa como Apple e Samsung fazem com seus produtos, mas sem depender de uma marca ou sistema operacional específicos — somente do chip usado.

    A Honor subiu ao palco para mostrar uma edição de imagem entre dispositivos, onde o registro sai do tablet para o notebook, é editado, e logo transferido para o celular onde é postado nas redes sociais. Tudo acontece de maneira intuitiva, podendo ser usado controle por toque na tela ou mesmo teclado e mouse para controlar todos os dispositivos envolvidos.

    A Qualcomm também falou um pouco dos chips de áudio S7 e S7 Pro, que chegam com foco em IA para entregar melhor cancelamento ativo de soído, áudio espacial e eficiência energética, prometendo baixíssimo consumo mesmo com subida taxa de transferência.

    Um dos principais destaques está no uso integrado entre Wi-Fi e Bluetooth, onde o dispositivo poderá transitar entre as redes para entregar sempre a menor latência e a melhor qualidade sonora, aproveitando a rede da sua lar para que você esteja sempre conectado.

    Produtos com os novos chips de áudio da série Qualcomm S7 devem chegar ao mercado ao longo do próximo ano, enquanto o Snapdragon Seamless já está embarcado nos chips anunciados neste primeiro dia de Snapdragon Summit 2023, devendo lucrar as primeiras funcionalidades para o consumidor final ainda levante ano.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    13.5 ° C
    13.5 °
    13.5 °
    82 %
    0kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    22 °

    3.138.125.36
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!